O cabelo é composto por uma proteína chamada queratina, que dá força e resistência às fibras capilares e tem 16 diferentes tipos de aminoácidos. Acredita-se que, com o aumento do número de aminoácidos, o corpo irá produzir a quantidade ideal de queratina e, consequentemente, promoverá o crescimento dos fios.
O cabelo é uma haste fibrosa, formada por células mortas compostas de uma proteína chamada queratina, produzida por células chamadas queratinócitos (a única parte viva do fio) que se encontram no bulbo, na derme do couro cabeludo. Um dos componentes da queratina é o aminoácido cisteína, que contém alto teor de Enxofre.
O folículo piloso ou unidade folicular é uma estrutura complexa composta por 1 fio de pêlo ou cabelo, com seu respectivo bulbo, glândula sebácea e sudorípara, músculo piro-eretor e outros órgãos não menos importantes.
Basicamente, o passo a passo para platinar o cabelo é submeter as madeixas ao processo de descoloração. Esse procedimento é feito a partir da mistura de água oxigenada e pó descolorante. Dependendo do período de ação, essa mistura é capaz de retirar completamente a pigmentação dos fios.
Confira o passo a passo:
A água oxigenada de 30 volumes pode clarear até 3 tons. É muito utilizada em processos de descoloração (mechas, balayage e luzes, por exemplo) e em colorações que vão do louro escuro ao louro claríssimo. Esta é a mais potente de todas. Indicada para quem deseja platinar os fios ou usar as tinturas claríssimas.
Em um recipiente, faça a mistura da água oxigenada com o descolorante em pó e, com um pincel, vá aplicando aos poucos em cada mecha do cabelo, desde a raiz até as pontas. Depois de 30 minutos, lave bem os cabelos com shampoo na água corrente, de preferência em temperatura fria para não danificar os fios.
Quando os fios continuam saudáveis, esse intervalo pode variar entre uma semana e quinze dias. Mas se os cabelos estiverem danificados, o ideal é esperar mais.
No mínimo, deve-se dar um intervalo de dez dias entre um e outro. A oleosidade ajuda a proteger os fios e o couro cabeludo durante a descoloração. Então, ficar pelo menos dois dias sem lavar os cabelos pode ser bom. Vale usar um óleo vegetal antes de começar a química, que jamais deve ultrapassar os 40 minutos.
O primeiro passo para deixar o cabelo branco é descolorir Já para as donas de cabelos mais escuros, pode ser necessário descolorir as madeixas duas vezes. Isso porque não é recomendado descolorir mais de 4 tons de uma só vez - já que isso pode danificar muito os fios.
Já as madeixas que estão enfraquecidas (sem força), pode ser avaliada pela textura do fio: se ele estiver rígido, significa que está forte e pode aguentar uma química. Se ele fica ondulado após o teste de elasticidade, é sinal de que está super fraco.
O óleo vegetal também protege os cabelos durante a química A queratina líquida é bem acessível e fácil de encontrar, mas, se não tiver o produto por perto, você também pode usar o óleo vegetal para blindar os fios durante a ação do pó descolorante.
2) O cabelo saudável é macio e sedoso Atrelado ao brilho, outro sinal claro de cabelos saudáveis é um toque macio ao passar as mãos pelos fios. A cutícula alinhada proporciona esse toque sedoso e um movimento natural, com balanço e leveza, que só tornam as madeixas ainda mais bonitas.
Resumindo, para identifica se o cabelo está ou não hidratado ele deverá apresentar todas as características descritas:
Resultados. Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação; Se o fio não boiar e nem afundar, o cabelo precisa de nutrição; Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução.
1. Cabelo liso
Se o fio não boiar e nem afundar, o cabelo precisa de nutrição, com cremes e óleos (porosidade média); Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução (porosidade alta).
Coloque o fio dentro de um copo cheio de água filtrada e espere por 10 minutos. Para identificar se sua porosidade está baixa, média ou alta, verifique cada tópico (lembre-se que está ilustrado também em nossa galeria): - Fio afundou no copo = alta porosidade.
Se seu cabelo está com baixa porosidade, isso significa que as cutículas estão bem fechadas, impedindo a fibra capilar de absorver a hidratação necessária para manter o cabelo saudável e fazendo com que acumule mais oleosidade.
O ideal é sempre repor a água perdida fazendo, pelo menos uma vez por semana, o tratamento de hidratação em todos os tipos de cabelo....RECEITINHA:
Uma das técnicas para repor os lipídios do cabelo é a umectação, em que o cabelo passa por uma massagem com óleos. Na umectação a seco, basta aplicar o óleo, deixá-lo agir por algumas horas e, em seguida, lavar normalmente. Imagina-se, porém, que a umectação seja mais potente após a lavagem.
O que a hidratação fará é a reposição hídrica. Ou seja, vai repor água, que é sempre necessária independente do tipo de cabelo, já que os fios perdem “água” o tempo todo. Quando há essa perda hídrica e não ocorre uma reposição de água, os fios ficam ásperos, ressecados, opaco, com frizz e sem vida.
5 táticas para reverter o aspecto ressecado dos fios
Uma das melhores opções para se tratar de cabelos danificados e ressecados é repor a umidade natural dos fios através de uma hidratação capilar. A hidratação é uma das formas mais práticas para tratar cabelos danificados. Pode ser feita em casa ou em salão de beleza, com produtos caseiros ou cosméticos.
5 dicas para hidratar o cabelo ressecado
5 hábitos que deixam os cabelos ressecados!