O que é ATM? É a articulação temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar ao crânio. A DTM é a disfunção da articulação temporo mandibular que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente.
A ressonância magnética é o único exame de imagem capaz de diagnosticar o deslocamento de disco articular em doenças da articulação temporomandibular (que liga o maxilar ao crânio), segundo pesquisa realizada por Carlos Eduardo de Luca, em sua tese de doutorado pela Faculdade de Odontologia.
Tomografia Computadorizada de Articulações Temporomandibulares. Trata-se de um exame de diagnóstico por imagem das articulações temporomandibulares, que avalia o crânio e a mandíbula.
A Tomografia Computadorizada de Mandíbula é um exame de diagnóstico por imagem da mandíbula, que é formada por cinco partes e responsável pelo movimento de mastigação. O exame é rápido e indolor, com imagens obtidas a partir de radiação ionizante, a mesma do raio-X.
Estudos recentes demonstram que a DTM tem origem multifatorial, por isso, a tentativa de isolar uma causa nítida e universal não tem sido bem-sucedida5. Apesar disso, pesquisas relatam que a etiologia da DTM gira em torno de uma inter-relação entre três fatores: psicocomportamentais, oclusais e neuromusculares.
Sim! O tratamento para a disfunção temporo mandibular (DTM) pode exigir o uso de aparelho fixo sim, mas também de placas miorrelaxantes e até mesmo cirurgias. Alguns casos requerem também atuação de outras áreas, como fisioterapia e fonoaudiologia.
A recuperação da cirurgia ortognática pode durar entre 6 a 12 meses, mas, geralmente, a pessoa volta para casa entre 1 a 2 dias após a cirurgia com remédios analgésicos, receitados pelo médico, como o Paracetamol, para aliviar as dores.