O sistema respiratório é o conjunto dos órgãos responsáveis, basicamente, pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e daeliminação do gás carbônico retirado das células. O sistema respiratório é formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões.
Funções do Sistema Respiratório
A função principal do sistema respiratório é,basicamente,garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. O processo de troca gasosa no pulmão, dióxido de carbono por oxigênio, é conhecido como hematose pulmonar. Mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e liberar água.
Resposta: O sistema respiratório é composto por um par de pulmões e por vários ductos por onde o ar circula, como as cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos.
Resposta: As fossas nasais têm a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões, tornando-o mais propício para o seu devido processamento. São revestidas internamente pela mucosa nasal, que possui um grande número de vasos sanguíneos.
A cavidade nasal e os seios paranasais têm várias funções: Ajudar a filtrar o ar que respiramos. Aquecer e umidificar o ar que chegará aos pulmões.
Função. As funções da traqueia são de umidificar e filtrar o ar, para em seguida conduzi-lo até os pulmões.
O septo nasal, formado por osso (vômer e etmóide) e cartilagem, separa essas duas cavidades. Os pêlos do interior das narinas (vibrissas) filtram grandes partículas de poeira que poderiam ser inaladas. Além disso, a cavidade nasal contém células receptoras para o olfato.
A estrutura que sustenta a parte superior e externa do nariz é formada por ossos e a parte inferior é formada por cartilagem. Dentro do nariz, localiza-se a cavidade nasal, que se encontra dividida em duas passagens pelo septo nasal.
A parede medial da cavidade nasal compreende:
O seu interior é revestido por membranas mucosas. Quando saudáveis, o revestimento da boca (mucosa bucal) é de cor rosa avermelhada. As gengivas são de cor rosa mais pálido e se encaixam firmemente ao redor dos dentes. O palato, que é o céu da boca, divide-se em duas partes.
A dor no céu da boca pode surgir simplesmente devido à ingestão de um alimento mais duro ou muito quente, que provoca um ferimento na região ou pode estar relacionado com outras condições de saúde, que devem ser tratadas, de forma a evitar complicações.
Mucocele. A mucocele é uma alteração benigna caracterizada pela obstrução das glândulas salivares ou pancada na boca levando a formação de uma bolha no céu da boca, lábio, língua ou bochecha. A mucocele não é grave e normalmente não causa dor, a não ser quando há algum outro ferimento associado.
Dor e inflamação no céu da boca podem estar relacionados a vários fatores, como por exemplo, uma prótese mal adaptada, infecção por fungos, lesões, ulcerações, alergias, dentre outros. O ideal é procurar seu dentista para verificar o que pode estar ocasionando essas reações e resolver o seu problema.
Tratamento das feridas A Mayo Clinic recomenda aplicar um pouco de leite de magnésia nas aftas. Se você tiver lesões em várias regiões da boca, experimente lavá-la com água morna salgada ou um enxaguante bucal prescrito pelo dentista para limpar e aliviar a irritação em toda a cavidade bucal.
"As queimaduras térmicas de palato devem ser tratadas por um estomatologista ou dermatologista", ressalta o dentista. O tratamento é feito de acordo com o grau da queimadura. Normalmente, é indicado a aplicação de corticoides ou anestésicos tópicos, de acordo com a prescrição médica.
Os resultados de um estudo mostraram que o uso de água e sal pode ser muito benéfico para inflamações na gengiva, como é o caso da gengivite....Dessa forma, o bochecho de água e sal pode:
Flogoral é destinado ao tratamento de processos inflamatórios e dolorosos da boca e garganta porque apresenta propriedades anti-inflamatória, antiséptica, analgésica e anestésica.
Atitudes clássicas, como uso regular da escova, da pasta com flúor e do fio dental, além de enxaguatórios bucais indicados pelo dentista, são fundamentais para manter as bactérias sob controle. Outro conselho é seguir uma dieta equilibrada, com baixo consumo de açúcar e carboidratos simples.