Uma das formas mais simples de se determinar a geometria de uma molécula é com base na teoria de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência (RPECV). Segundo essa teoria, os pares de elétrons do átomo central funcionam como nuvens eletrônicas que se repelem mutuamente.
A geometria de cada uma dessas moléculas respectivamente são de uma vertente trigonal plana, no caso o Fosgênio. Para o Monóxio de carbono e gás cloro, são lineares.
A fórmula eletrônica de Lewis mostra os elementos, o número de átomos envolvidos, os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação de pares eletrônicos.
Explicação: 1° passo: contar os elétrons da camada de valência. 2° passo: completar a estrutura com ligações simples, e descontar o número de elétrons gastos nas ligações. 3° passo: preencher as camadas de valência restantes com os elétrons livres (elementos a partir do terceiro período podem expandir o octeto).
O Cálcio é um elemento pertencente à família 2 a da tabela periódica, o que indica que ele precisa doar dois elétrons para se estabilizar. Já o cloro é um elemento da família VII A, o que indica que ele precisa receber 1 elétron para se estabilizar. Dessa forma, sua fórmula molecular é a CaCl2.
Fórmula molecular: CO2 Fórmula estrutural: O=C=O. Fórmula eletrônica: seria a representação onde aparecem todos os elétrons na camada de valência (elétrons da ultima camada) de cada átomo representando as ligações.
O dióxido de carbono é uma molécula formada pela ligação covalente entre átomos de C e O, cuja fórmula molecular é CO2 e apresenta geometria linear e caráter apolar.
A fórmula utilizada geralmente é a fórmula unitária, que é aquela que representa a proporção expressa pelos menores números possíveis de cátions e ânions que compõem o retículo cristalino, de modo que a carga total do composto seja neutralizada.
Assim, basta multiplicar os índices dos elementos na fórmula mínima por 8 para achar a fórmula molecular, que é: C8H8. 2º) Por meio da fórmula percentual ou centesimal, que indica a quantidade em massa de cada elemento em 100 partes de massa da substância pura.
Como escrever uma Fórmula Química para um Composto?
Para determinar a fórmula empírica de um composto é necessário saber primeiro qual é a sua fórmula percentual ou centesimal. Isso pode ser feito medindo a massa de cada elemento em 100g de uma amostra. O texto “Fórmula Percentual ou Centesimal” esclarece melhor esse assunto.
Fórmula estrutural é a representação utilizada para demonstrar cada uma das ligações covalentes existentes entre os átomos de uma molécula.