A tendinopatia do supraespinhal é uma patologia do ombro em que apresenta inflamação ou lesão no tendão que liga tal músculo à estrutura óssea. Geralmente, quando há lesão, ela ocorre na junta do músculo e do osso.
A tendinopatia calcárea é uma afecção comum do ombro, de etiologia desconhecida, caracterizada pelo depósito de cristais de cálcio no interior de um ou mais tendões do manguito rotador(1).
A tendinite calcária do manguito rotador é uma das doenças mais comuns que ocorre devido ao acúmulo de hidroxiapatita (fosfato de cálcio cristalino) nos tendões causando calcificação do ombro, inflamação e dor.
A prevenção da cisticercose inclui medidas básicas de higiene, como lavar sempre as mãos bem como as frutas e verduras antes do consumo. É importante também beber apenas água filtrada, fervida ou tratada, não utilizar fezes humanas como adubo e utilizar água de qualidade para irrigação de hortas.
Teníase – a teníase é adquirida pelo homem quando ele ingere carne o cisticerco (larva) e este evolui para a forma adulta no intestino delgado. O verme adulto se fixa e começa a expelir os ovos e proglótides, que são excretados nas fezes humanas e podem contaminar o solo, a água e os alimentos.
Solitária é o nome popular dos vermes Taenia solium e Taenia saginata, causadores da teníase. Esses vermes são transmitidos ao homem por meio do consumo de carne crua ou mal passada, de origem suína e bovina que estejam contaminadas.