Sama (様 / さ ま) Sama é uma forma de tratamento mais respeitosa e formal. É utilizado para se referir à pessoas importantes ou à alguém que se admira e respeita muito.
O sufixo “dono” vem da palavra “tono”, que significa “senhor”. Seria semelhante ao termo “meu senhor”. Trata-se de um honorífico mais formal que “sama” e não é muito utilizado em conversas no dia a dia.
Sensei, na língua japonesa, é um substantivo de dois gêneros. Portanto, não existe uma designação exclusiva para o gênero feminino, mestres homens ou mulheres, lá no Japão, são chamados de sensei.
No Japão, os professores e médicos de todos os níveis são chamados de sensei por serem muito respeitados. ...
Ukemi waza (em japonês: 受身) é o termo pelo qual se designam as técnicas das artes marciais japonesas que têm, por escopo, estudar meios de o praticante controlar a forma de queda, para, quando atingir o solo, sair-se numa posição ainda favorável. De igual modo, controlar como se cai implica evitar danos.
Te waza (手技) é o termo pelo qual são conhecidas no caratê as técnicas de mãos e braços. Mas, em que pese referir a mãos, o conjunto de técnicas é de amplo espectro sem, contudo, ter a abrengência e o significado que dado no judô, que se refere a um kata específico.
Judô: Saiba mais sobre o esporte que proporciona benefícios à saúde física e mental. Na tradução, Judô significa “caminho suave”. E, na prática, a modalidade integra o desenvolvimento da mente, do espírito e do físico, além de ser uma técnica de defesa pessoal.
Cada luta masculina tem, atualmente, cinco minutos de duração. O tempo será reduzido para quatro minutos, igualando ao judô feminino.