No seu sentido figurado, naipe significa a condição ou qualidade de uma pessoa ou coisa, ou seja, a sua categoria ou classe. Este significado é bastante usado no Brasil como uma gíria. Exemplo: “Os jogadores não são do mesmo naipe” ou “Olha o naipe do meu namorado”.
8. Naipe. [Música] Grupo de pessoas que tocam um mesmo instrumento. Linha de instrumentos de uma fanfarra, escola de samba ou bateria universitária.
Conheça os instrumentos do naipe de madeira Assim como a família dos metais, o naipe de madeiras é formado basicamente por instrumentos de sopro, como flauta, flautim, oboés, corne inglês, clarinetes, fagotes e contrafagotes.
Todos os instrumentos desse naipe produzem o som utilizando um arco pelas cordas retesadas do instrumento, ou dedilhando-as. Faz parte das madeiras: flauta. Tanto nas madeiras quanto nos metais, os sons são produzidos pelo sopro dos músicos. Faz parte da percussão: triângulo e pandeiro.
Por exemplo, o saxofone é um instrumento musical de sopro feito de metal mas que pertence à família das madeiras, isso porque, o som dele é gerado pela vibração de uma palheta de bambu — apesar de já existirem algumas que são feita de material sintético — estimulada pelo ar e a pressão que o músico faz ao tocar um ...
Trompete. O trompete é o instrumento mais agudo do naipe dos metais. ... Os músicos especializados no trompete são chamados de trompetistas.
Existem instrumentos classificados como metais que são feitos de outros materiais, como o shofar, feito de chifre de carneiro. Os metais mais comuns são: trombone, trompa, eufônio (bombardino), tuba, sousafone, trompete, fliscorne (Flugelhorn) e corneta de pistões. O oficleide foi o precursor da tuba.
Instrumentos de corda: quais são?
Instrumentos de Sopro de Metal Integram esta categoria os instrumentos de sopro que produzem o som pela vibração direta dos lábios do executante sobre um bocal de metal. Todos são construídos em metal ou compostos por ligas metálicas e possuem uma sonoridade muito potente.
Instrumentos de corda: o som é produzido pela vibração de uma ou mais cordas esticadas, através de fricção (violino, violoncelo, contrabaixo) ou de dedilhado (harpa, lira, violão, guitarra). Instrumentos de teclas: o som é produzido por meio de um teclado que faz vibrações no ar (órgão de tubo) ou em cordas (piano).