Aretê é traduzido geralmente por virtude, mas também pode significar excelência, conhecimento ou coragem; "Ela designava a qualidade daquele que era detentor em mais alto grau de uma qualquer qualidade" [1]. ... Neste diálogo Protágoras e Sócrates mostram claramente a diversidade de sentidos da palavra aretê.
Aretê ou areté (do grego ἀρετή aretê,ês, "adaptação perfeita, excelência, virtude") é uma palavra de origem grega que expressa o conceito grego de "excelência" de qualquer tipo, ligado especialmente à noção de "virtude moral", de cumprimento do propósito ou da função a que o indivíduo se destina.
A paideia é o modo como era compreendida a educação na Grécia Antiga. O termo "paideia" deriva da palavra grega paidos (criança) e significa algo como a "educação das crianças".
A partir do século V a. C., exige-se algo mais da educação. ... A antiga educação, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente. Surge então o modelo ideal de educação grega, que aparece como Paideia*, que tem como objetivo geral construir o homem como homem e cidadão.
Platão ironizava a democracia na questão da sua liberdade, o pleno domínio da liberdade de agir, todos são iguais e podem expressar os seus desejos. O homem democrático era visto pelo filosofo como inconstante e maleável e fácil de ser corrompido pelo sistema.
Os poetas, em lugar de atentar ao sentido inteligível dos entes, imitam, reproduzem, copiam – afastando-se, assim, das Ideias e desviando a polis de suas tarefas prementes. Este é o motivo de sua exclusão. ... Poetas que louvassem os deuses e a filosofia, porém, poderiam permanecer na cidade ideal.
Entende-se, na lógica de Platão, a cidade justa deve ser governada e administrada pelos filósofos e pelos homens da ciência. Cada classe cumprirá sua função para o bem da polis.
A justa desigualdade para Platão era a desigualdade social (e aparente) que era justificada por uma desigualdade essencial (intrínseca) entre os sujeitos.
Para Platão a alma era dividida em três partes: a racional, situada na cabeça, a passional, no peito, a apetitiva, no abdômen. Espero ter ajudado.
Platão considerava justo que houvesse tratamentos e privilégios sociais diversos - ou seja, diferentes, não - iguais - entre os sujeitos se eles fossem, de fato, diferentes - por motivos intrínsecos - uns dos outros.
Rousseau acreditava que existia dois tipos de desigualdade:A primeira, a desigualdade física ou natural, que é estabelecida pela força física, pela idade, saúde e até mesmo a qualidade do espírito e a segunda desigualdade era moral e política, que dependia de uma espécie de convenção e que era autorizada e consentida ...
Desigualdade social é a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade. Isto se torna um problema para uma região ou país quando as distância entre as rendas são muito grandes dando origem a fortes disparidades.
Rousseau distingue dois tipos de desigualdade: a desigualdade natural ou física, por ser estabelecida pela natureza e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças do corpo e das desigualdades do espírito e da alma; a outra que se pode chamar de desigualdade moral ou política, por que depende de uma ...
Tomando como base os primeiros homens, Rousseau iniciou um pensamento que o levaria a concluir que toda desigualdade se baseia na noção de propriedade particular criado pelo homem e o sentimento de insegurança com relação aos demais seres humanos. ... O amor conjugal e o fraternal surgem nesse momento, segundo Rousseau.
O diagnóstico de Rousseau foi no sentido de que a origem da desigualdade está na instituição da propriedade. Propriedade ilegítima que substituiu a justa posse. Para ele, a riqueza, que gera a vaidade, corrompe a moralidade e a desigualdade, que gera a inveja e o ódio, corrompe a política.
Segundo Rousseau, a natural, foi estabelecida pela natureza (física), e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças corporais ( e até a alma) e a por convenção (desigualdade moral), existe porque o homem existe, e depende deste para existir, consiste esta, nos diferentes privilégios desfrutados por ...
Por exemplo, a desigualdade entre ricos e pobres é uma desigualdade por convenção, pois a riqueza (e a pobreza) são convenções sociais que se fundamentam em um critério arbitrário e não em características essenciais, "naturais", dos sujeitos.
A desigualdade mais grave é aquela que advém de natureza política, sendo que as naturais provém das individualidades e peculiaridades dos diversos grupos humanos, são de causa evolutiva, mas as políticas são construídas, tal como a má distribuição de renda, a pobreza, escravidões, entre outras formas de desigualdade.
O Discurso – 1a parte: Rousseau inicia o discurso fazendo uma distinção das duas desigualdades existentes: a desigualdade natural ou física e a desigualdade moral ou política.