Peguemos o óleo 5W-30 como exemplo: o 5W representa a viscosidade que esse produto apresenta quando o motor está em temperatura ambiente, ou seja, mais fria que durante o funcionamento. ... Esse mesmo óleo funciona como uma viscosidade de 30 – mais viscoso – no momento em que o motor está quente.
“Todo produto possui números junto à letra W, que vem da palavra winter. Na sigla 5W-40, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso, enquanto o segundo número aponta a viscosidade do óleo a 100°C, quando o veículo já está em movimento.
Por exemplo: misturar um 5W40, que é mais fluido na partida a frio do motor, com um 15W40, que é menos fluido na mesma condição, tornará a mistura menos fluida, o que pode significar perda de eficiência, aumento de consumo de combustível e desgaste de motor, motor de partida e bateria”, diz Polati.
Características dos óleos 5w30 e 5w40 Mas diferem nas suas características de alta temperatura. A viscosidade cinemática do 5w30 varia no intervalo de 9.
Se você está se perguntando qual óleo escolher entre 5w30 e 5w40, é melhor escolher 5w30. Mas no caso de não estar disponível ou ser demasiado caro, pode sempre optar pela 5w40, que é igualmente boa e não causa danos no motor.
A Lubrax também continua em primeiro lugar seguida pela Castrol. A BR permanece como a preferida do público – invicta na pesquisa desde 2004. A marca, aliás, cresceu 1 ponto percentual em relação a 2015. Em segundo e terceiro, Ipiranga e Shell seguem de perto.
Quanto menores os números, mais fino (menos viscoso) o óleo será. ... Quanto maior a letra, melhor é o óleo. Portanto, o Mobil Super Moto 20w50 API SF é pior do que, por exemplo, o Motul API SG (G é maior que F), que por sua vez, é pior que o Yamalube SAE 20w50 API SL ou Lubrax Essencial 20w50 API SL.
YPF
Os óleos de motor podem ser classificados em mineral, sintético ou semissintético. Desses, o melhor é o sintético. Embora seja o menos acessível dos três, foi criado especialmente para os motores diesel. Portanto, é o mais resistente a altas temperaturas e tem muito tempo de duração no motor, protegendo-o melhor.
OLEO DIFERENCIAL - BR TRATORES.
Toyota 5W30 Fuel Economy O Melhor Óleo Lubrificante para o seu Toyota, quem melhor sabe qual o lubrificante adequando a sua viatura que quem o fabricou!
Esses motores pedem cuidados especiais para manter o funcionamento normal. Alguns fabricantes têm óleos específicos para estes casos, como o Prolonga, da Bardahl, e o Smoke Treatment, da STP, que tornam a lubrificação mais eficiente, reduzem o atrito e o desgaste, além de restaurar a potência do motor.
Lubrificante multiviscoso SAE 25W60 mineral, desenvolvido com básicos de alta viscosidade e aditivos selecionados, recomendado para motores quatros tempos movidos a gasolina, etanol, gás natural ou flex, de veículos nacionais ou importados.
Óleo 20W-50 Havoline Superior API SL Óleo lubrificante mineral recomendado para motores de quatro tempos Flex (ou bicombustíveis), a gasolina, a etanol e GNV, operando em quaisquer condições de serviço que requeiram um produto que atenda às especificações SAE 20W-50 e API SL.
O resultado é simples, quanto mais alto o número, melhor sua fluidez. O óleo 0w20, por exemplo, flui mais rapidamente, o 20W50 demora muito mais. A multi viscosidade foi um dos grandes avanços dos óleos lubrificantes, ou seja, o óleo consegue manter seu desempenho tanto em baixa quanto em altas temperaturas.
O ideal é sempre completar o óleo usando o mesmo produto. ... Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações. Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo.