A Ilíada, obra atribuída a Homero, conta a história da Guerra de Troia, que teve como figuras importantes os apaixonados Páris e Helena e o guerreiro Aquiles. A Ilíada é o texto da literatura universal que narra a famosíssima “Guerra de Troia” (Ílion = Troia).
A Ilíada tem por assunto a narrativa dos combates travados diante de Troia, pelos gregos. Segundo o poeta Homero, a Guerra de Troia foi consequência do rapto de Helena, filha de Píndaro, rei da cidade grega de Esparta.
Finalmente, seguindo um estratagema proposto por Odisseu, o famoso Cavalo de Tróia, os gregos conseguem invadir a cidade governada por Príamo e terminam a guerra. A Ilíada não conta o final da guerra, nem narra a morte de Aquiles.
A Ilíada é constituída por 15 693 versos em hexâmetro datílico, a forma tradicional da poesia épica grega. Foi composta por uma mistura de dialetos, resultando numa língua literária artificial, nunca de fato falada na Grécia.
Estrutura da obra Dividida em 24 cantos, a Odisseia é composta por 12 mil versos hexâmetros, de 13 a 17 sílabas, que variam entre as longas e as breves da língua grega.
Homero
Homero (em grego: Ὅμηρος, transl. Hómēros) foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.
A importância dos poemas de Homero na educação grega foi fundamental, haja vista que as obras desse poeta forneciam exemplos de virtude e heroísmo a serem seguidos. ... Esse período recebeu esse nome por causa da figura do poeta Homero, considerado o autor das epopeias Ilíada e Odisseia.
Homero teria sido um poeta grego a quem é atribuída a autoria de duas grandes obras clássicas da Antiguidade: os poemas épicos A Ilíada e A Odisséia. ... Foi nessa época que o famoso historiador grego Heródoto passou a considerar Homero como um dos principais formuladores de toda a mitologia grega.
Odisseia