A banana, a laranja, o leite (de cabra ou de vaca) e os carboidratos integrais são ricos em triptofano. Os carboidratos simples - como o pão branco - elevam a glicose e dão sensação de fome mais rápido, fazendo com que a pessoa coma mais vezes.
Dieta Líquida-pastosa É prescrita para pacientes que possuem problemas no trato gastrointestinal, mastigação, digestão e deglutição. A preparação é feita com alimentos liquidificados e amassados.
Dicas para controlar a vontade de comer de madrugada
No entanto, comer qualquer fruta de noite pode fazer mal quando consumida em grande quantidade ou muito próximo da hora de dormir, podendo causar má digestão, azia e refluxo.
Frutas são sempre opções saudáveis para quando bate aquela fome à noite, mas algumas delas, como maçã e goiaba, não ajudam muito na sensação de bem-estar e contêm muito açúcar. Prefira estas que contêm mais água, além de antioxidantes e vitaminas.
E por ser fonte de cálcio, magnésio e potássio, o consumo da fruta alivia os sintomas do refluxo ácido, problema que ocorre quando o ácido do estômago sobe para o esôfago. Uma maçã depois de uma refeição ou antes de dormir neutraliza este ácido, criando um ambiente alcalino no estômago.
Melhor horário: café da manhã A pectina, presente na casca da maçã, colabora para uma digestão mais lenta e reduz a absorção de açúcar pelo organismo. Rica em fibras, ela também promove o bom funcionamento do intestino.
A uva tinta é fonte de fitomelatonina, ou seja, melatonina de origem vegetal. Isso significa que a fruta e seus derivados, como o suco integral, atuam na boa qualidade das quatro fases do sono, ajudando a garantir uma noite bem dormida.
A uva é uma das frutas mais saudáveis. Por ser rica em glicose e frutose é um alimento que dá bastante energia, por isso é uma ótima opção de lanche. Ela também tem alto valor calórico, por isso deve ser consumida com moderação. Apesar da doçura, ela não causa pico glicêmico porque é rica em fibras.
A banana é uma fruta que ajuda a saciar a fome e é, ao mesmo tempo, um alimento de fácil digestão. Além disso, é rica em magnésio e potássio, que auxiliam no relaxamento muscular. Por tudo isso, é uma das melhores opções de lanche para comer antes de dormir.