Força Resultante é o resultado das forças aplicadas sobre um corpo. Exemplo: Se duas pessoas empurram uma geladeira, na mesma direção e sentido, uma aplicando F=50N e a outra F=20N, qual será a resultante?
Os principais efeitos da aplicação de uma força são: variação do módulo da velocidade, quando aplicada na mesma direção do vetor velocidade e variação da direção do vetor velocidade, quando aplicado em uma direção diferente. A força tira o corpo do MRU ou do repouso, quando aplicada em uma intensidade adequada.
Segundo o ponto de vista da Física, força é a capacidade de um corpo alterar o seu estado de movimento ou de repouso, criando uma aceleração ou deformação do mesmo.
A sua força durante o treino, é o resultado do tamanho do músculo, diferenças anatómicas e experiência de treino. Os ganhos musculares conduzem sempre a ganhos de força, mas os ganhos de força nem sempre produzem ganhos musculares.
A Lei da Gravitação Universal é uma lei física que foi descoberta pelo físico inglês Isaac Newton. Ela é utilizada para calcular o módulo da atração gravitacional existente entre dois corpos dotados de massa. A força gravitacional é sempre atrativa e age na direção de uma linha imaginária que liga dois corpos.
A força muscular é uma capacidade física que pode se manifestar das seguintes formas: Força absoluta: é a máxima quantidade de força que um músculo pode gerar quando todos os mecanismos inibitórios e de defesa são removidos.
Os fatores morfológicos que influenciam na produção da força muscular são: o tipo de fibra muscular, as características da arquitetura do músculo como a área de secção transversa (anatômica e fisiológica), o comprimento da fibra, o ângulo de penação, além das propriedades dos tendões (SPECTOR et al., 1980; WIDRIEK et ...
A força dinâmica é subdividida em dois tipos: Concêntrica: maior que a sobrecarga do movimento. É aquela em que a força muscular aplicada é maior que a resistência. A força vence a resistência, produzindo-se o movimento positivo.
O treino de resistência muscular localizada
Existem três tipos de resistência principais, que são : Resistência anaeróbica : Está ligada ao poder de realizar uma atividade de alta intensidade em um período curto de tempo (ex:lutas) Resistência aeróbica : Capacidade de suportar esforços intensos de grande duração sem um alto acúmulo de ácido lático. (ex:corrida)