O índice resto ingesta (IR) é um coeficiente útil para medir o desperdício alimentar que por sua vez mede qualidade, eficiência e serviços prestados dentro de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). Para diminuição do extravio no âmbito do refeitório, é de grande valia o desenvolvimento de educação nutricional.
Sobra suja é todo alimento produzido e exposto, mas não servido, e RI alimentos servidos, mas não consumidos.
Mas de acordo com Sayur e Pinto (2009) o resto ingesta pode ser influenciado por vários fatores, como: preferências alimentares, planejamento inadequado de refeições, treinamento dos funcionários para a produção e porcionamento dos alimentos.
Para calcular o percentual de sobra utiliza-se a fórmula: % de sobras = sobras prontas após servir as refeições x 100 / peso da refeição distribuída.
Para calcular o percentual de resto ingesta, multiplica-se o resto por cem e divide-se pelo alimento servido. Foi calculado também o percentual de alimentos não aproveitados. Para isso somou-se o valor do resto e das sobras não aproveitáveis e se fez a porcentagem em relação à quantidade total de alimentos produzidos.
O termo sobras aplica-se aos alimentos que foram preparados mas que não foram servidos aos convidados. Caso as temperaturas de armazenamento sejam seguras, estes alimentos podem ser consumidos no futuro. ... Como devem calcular, a jantarada teve a sua parte de restos mas, as sobras também não se ficaram atrás.
Significado de Sobra substantivo feminino Resto; o que fica depois que o necessário foi retirado: com a sobra do pano fez um vestido novo. Abundância; quantidade maior que o suficiente: sobra preguiça. [Por Extensão] Receber o resultado de uma ação ruim: pancadaria no estádio sobra para o árbitro.
O ponto de partida para evitar o desperdício é o CMV (custo da mercadoria vendida), indica não só se o preço da matéria-prima está alto ou o preço no cardápio esta baixo, mas também se a equipe utiliza mal os ingredientes durante a preparação.