A escritura imobiliária sinaliza o andamento da transição e indica a transferência de um imóvel. Ela oficializa a venda. O registro imobiliário, por sua vez, transforma o comprador em proprietário de um imóvel. Gostou deste artigo sobre a diferença entre escritura e registro de imóvel?
177 - O Livro nº 3 - Registro Auxiliar - será destinado ao registro dos atos que, sendo atribuídos ao Registro de Imóveis por disposição legal, não digam respeito diretamente a imóvel matriculado.
Diferentemente do registro, a escritura é feita em um cartório de notas (qualquer um deles). Já o registro é realizado pelo Cartório de Registro de Imóveis que abranja a área da cidade de localização do bem. ... Já em um financiamento imobiliário, a instituição financeira encarregada costuma providenciar o documento.
O registro de imóveis é uma etapa realizada após a busca, aquisição e elaboração de contratos iniciais de compra e venda. Ele representa a formalização do negócio e confirma que quem adquiriu o bem é o verdadeiro proprietário. Para fazer o processo, é necessário comparecer ao cartório de notas e de registro de imóveis.
Pela imprudência de não registrar a escritura o comprador poderá perder o imóvel. Considerando a hipótese de existir uma penhora sobre o imóvel, este fato não inviabiliza a venda da unidade, nem o registro da escritura de compra e venda.
30 dias
30 dias
A lei brasileira diz que só é dono aquele que adquire o imóvel através de uma escritura pública. Esta escritura é um contrato de compra e venda, só que feita pelo Cartório. Desta forma, já nasce pública e surte efeitos a terceiros. Entretanto, somente a escritura não é suficiente.
Trata-se da certidão de inteiro teor da matrícula, também chamada de “certidão de propriedade”, “certidão de matrícula” ou “certidão de registro”, que é a certidão emitida pelo cartório de Registro de Imóveis competente, que contém a cópia ou transcrição completa de todos os atos lançados na matrícula.
Quer dizer: se você precisa saber quem é o dono de um imóvel, dirija-se ao cartório de imóveis perante o qual estiver matriculado o imóvel (se a sua cidade tiver mais de um[5]) e solicite uma “certidão da matrícula” do imóvel. Quem estiver informado como proprietário nessa certidão será o dono do bem.
Exatamente Maria Telma, o "título de propriedade" pode ser a escritura pública, o termo de doação, o contrato de promessa de compra e venda, a sentença judicial transitada em julgado, o despacho de usucapião ou a carta de arrematação em leilão. A escritura é somente uma das muitas maneiras de se adquirir um imóvel.
Para tirar a certidão de registro de imóveis, algumas etapas são necessárias....Lavração de escritura
Documentação Imobiliária: Um guia dos documentos mais importantes
As buscas podem ser feitas através da matrícula do imóvel ou de seu endereço, bem como pelo nome completo, RG, CPF ou CNPJ da pessoa física ou jurídica. ... Qualquer pessoa pode requerer certidão e buscas verbais e até prenotar títulos para registro, sem precisar dizer qual o motivo ou interesse.
R$ 53,47
REGISTRO ELETRÔNICO DE IMÓVEIS Para solicitar uma certidão digital, o usuário deverá selecionar o Estado, Cidade e Cartório desejado, em seguida, escolher o tipo de solicitação: Número de Matrícula; Pacto Antenupcial; Transcrição*;
Disponibilizamos uma consulta prévia gratuita, para você saber qual o número da matrícula do imóvel e, assim, fazer o seu pedido de Certidão em nossa Recepção ou no sítio (site) do REGISTRADORES. Para tanto, faça preencha os campos abaixo para sua pesquisa prévia, informando o endereço do imóvel ou o Indicador Fiscal.
A certidão de matrícula do imóvel pode ser obtida no Cartório de Registro de Imóveis da cidade em que foi registrado o imóvel ou pela internet, pelo serviço “Cartório 24 horas”.
O pedido de certidão vintenária deve ser feito no cartório de registro de imóveis responsável pela matrícula do bem. Atualmente, não é mais necessário se deslocar até o cartório e enfrentar longas filas para conseguir o documento.
Certidão vintenária: A certidão vintenária abrange o histórico do imóvel durante os últimos vinte anos. O que caracteriza a vintenária é o tempo de registro computado a partir da abertura da matrícula.
A certidão vintenária da matrícula do imóvel serve para checar todos os registros relativos ao imóvel ao longo de vinte anos.
Para a certidão Vintenária, o período abrangido refere-se aos últimos vinte anos ininterruptos do histórico do imóvel. Para a certidão trintenária este período aumenta em 10 anos, totalizando 30 anos de histórico. Ambas as certidões são de extrema importância para as transações imobiliárias.
Certidão de que além deste ônus não possui outro - contêm os dados do imóvel, dos proprietários e do ônus e informa que não há outro ônus que recaia sobre o imóvel. ... Vintenária - é composta pela certidão de matrícula atual do imóvel, além dos registros dos últimos vinte anos.
A certidão de propriedade ou atualizada é aquela que informa a situação atual do imóvel. Tem a finalidade de atender aos casos mais comuns, por exemplo: Apresentação na prefeitura; lavratura de escritura ou financiamento; contratos de locação / caução, etc.