Na pirâmide alimentar brasileira, os alimentos estão divididos em oito grupos dispostos em quatro níveis. Como cada alimento apresenta uma grande variedade de nutrientes, eles foram classificados de acordo com o nutriente que se apresenta em maior quantidade na sua composição.
A Pirâmide Alimentar Brasileira foi criada em 1999 por pesquisadores da Universidade de São Paulo que adaptaram a Pirâmide Alimentar norte-americana de 1992 aos hábitos alimentares da população brasileira.
Na base, encontramos os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia. Em seguida, encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo.
Resposta. no grupo das frutas e verduras.
cereais
O grupo de alimentos que encontramos a maior quantidade aminoácidos essenciais são os alimentos de origem animal, como por exemplo, leites, carnes e queijos. A carne é o alimento que possui maior quantidade de aminoácidos pontos a ser digeridos e essenciais ao homem, isso se dá devido ao seu alto valor biológico.
– O número de refeições deve variar entre 4 a 6 refeições/dia, podendo ultrapassar esse número. – Devem ser divididas em refeições principais (Café da Manhã, Almoço e Jantar) e em lanches intermediários (Lanche da Manhã, Lanche da Tarde, Lanche da Noite).
Como elaborar uma dieta completa para seus pacientes