É favor imerecido. Isso por si só nos torna totalmente dependentes de Deus, pois tudo que somos e temos provém dEle. Foi Ele quem nos amou primeiro e se entregou por nós na cruz, na pessoa de Seu Filho, Jesus. Tudo que recebemos é pela graça, não por merecimento.
Graça, é uma palavra latina, a qual foi traduzida do grego "Cárites." ... Essa palavra tem raiz na palavra grega: CHARIS, a qual tem por significado: Amor incondicional, Dom gratuito, Favor concedido a alguém, Generosidade incondicional.
A palavra usada no grego foi: Eirene, que significa paz, harmonia.
Vem do nome grego Eiréne, a partir da palavra eiréne, que quer dizer "paz". Por extensão é atribuído o significado de "a que traz a paz" ou "a pacificadora”.
A palavra paz tem sua origem no latim "pax,. pacis", ausência de guerra.
Depois do cativeiro, porém, este nome ganhou uma forma contraída, que é “Yeshua” (יֵשׁוַּע). É possível constatar isso no texto hebraico de Neemias 8:17, por exemplo. Ou seja, “Jesus” e “Josué”, assim como “Jesua” (Ne 3:19) são o mesmo nome no contexto bíblico original hebraico!
O nome hebraico Yeshua (ישוע/ יֵשׁוּעַ) é uma forma abreviada de Yehoshua (יְהוֹשֻׁעַ) (Josué) e é o nome de Jesus em hebraico: Yeshua Hamashiach (יֵשׁוּעַ הַמָּשִׁיחַ) transliterado em grego fica: Ἰησοῦς Χριστός, ["Iesus Khristos"].
Jesus recebeu vários nomes, em diferentes línguas, nos registros de sua passagem pela Terra. Yehoshu'a, Emanuel, Messias, foram algumas das denominações atribuídas a Ele pelo mundo, segundo teólogos e historiadores.