É uma pessoa que não é totalmente compreensível em seu comportamento ou em sua ação, assim como uma situação pode não ser totalmente clara ou específica sobre algo.
Polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado. A palavra “língua”, por exemplo, pode significar um órgão ou um idioma, de acordo com o contexto em que é empregada.
A polissemia ocorre na maior parte dos vocábulos. Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado....Exemplos de palavras monossêmicas:
A polissemia é o conjunto dos vários sentidos de uma palavra ou locução. É preciso ficar atento às diferenças entre as palavras polissêmicas e palavras homônimas. ... Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original.
Polissemia e Ambiguidade Ambiguidade é variedade de interpretação que um discurso pode conter. Exemplo: Ninguém conseguia se aproximar do porco do tio, tão bravo ele era. Essa oração pode ser entendida com ironia, na medida em que pode ser interpretada como uma ofensa ao tio.
Na polissemia, observamos a utilização de uma palavra ou expressão que nos apresenta mais de um significado. A diferença aqui é que, diferente da ambiguidade, a polissemia aponta múltiplos sentidos de uma palavra/expressão. A partir dela é que o contexto se torna múltiplo.
É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Exemplos: cômico - engraçado. débil - fraco, frágil.
Defini-se polissemia quando uma mesma palavra tem seu sentido alterado ao ser usada em situações diferentes ou com intencionalidades diferentes. Dizemos, assim, que essa palavra é polissêmica. A princípio, a palavra “polissemia” vem do grego: poli = muitos; sema = sentido, significado.
Quando um vocábulo possui mais de um significado, chamamos isso de polissemia. ... Quando dois vocábulos diferentes, de origens e significados diversos, terminam convergindo para a mesma configuração fonológica e ortográfica, chamamos de homonímia.
O que é polissemia? A polissemia é quando uma palavra pode apresentar mais de dois sentidos em um texto, para isso é muito importante compreender o contexto (a situação). Conforme a situação, a palavra pode mudar de classe gramatical e também de sentido.
A polissemia, ou polissêmica lexical, é o fato de uma determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido. Observe que há relação de "abertura", "orifício" da palavra boca em ambas as frases. É isso que torna a polissemia diferente da homonímia.
Palavras polissêmicas são aquelas que tem mais de um sentido . Em português, podemos citar como exemplo a palavra “manga”, que pode parte de uma camiseta ou uma fruta. Por isso, a palavra "car" não é polissêmica, pois é um substantivo que significa carro, não possuindo mais de um significado .
( ) ficar. ( ) pegar. ( ) receber
Homófonas são palavras com sonoridade igual, mas sentidos diferentes. Mesmo assim, elas merecem atenção, porque funcionam como verdadeiras pegadinhas da língua portuguesa.
Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes. E por falar em significado, cabe-nos ressaltar que esse é um fator preponderante na construção de nossos discursos – na oralidade e, principalmente, na escrita.
Sentido de uma palavra, texto, símbolo, obra: 1 sentido, significação, definição, acepção, conceito, noção, conteúdo, explicação, interpretação, sinônimo, essência. Exemplo: Não sei qual é o significado da palavra inexorável.
Seria vem do verbo ser. O mesmo que: existiria, aconteceria, viveria, faria, relacionaria, significaria, representaria, estaria.
Síntese dos sinônimos e antônimos Consistem em palavras que possuem significados semelhantes ou muito próximos. Paz e guerra; Amor e ódio; Céu e inferno.
3. banal, insignificante, irrelevante, desimportante, irrisório, reles.