É a presença de um ou mais cálculos (pedras) dentro da vesícula biliar. Em países desenvolvidos, 10% dos adultos e 20% das pessoas com idade > 65 anos têm cálculos. Calculose da vesícula biliar tende a ser assintomática.
Depois de comer, a vesícula biliar espreme a bile através do trato biliar para o intestino. Na maioria dos casos, a colecistite é causada por um cálculo biliar bloqueando o fluxo da bile da vesícula para o intestino. A condição geralmente começa de repente, com dor nas áreas superior ou superior-direita da barriga.
Durante uma crise de vesícula deve-se comer alimentos ricos em água e com pouca ou nenhuma gordura, tais como:
O que comer após tirar a vesícula Legumes cozidos; Grãos integrais como aveia, arroz, pão e macarrão integral; Leites e iogurtes desnatados; Queijos brancos, como ricota, cottage e minas frescal, além de requeijão light.
Qualquer tipo de alimento pode desencadear crises de cólicas em pacientes portadores de pedras na vesícula, porém, os alimentos ricos em gorduras aumentam a chance disso acontecer devido ao maior estímulo à contração da vesícula para secreção biliar. O uso de leite desnatado ao invés do integral é uma ba escolha.
Não há restrição no consumo de cuscuz, por ser um alimento rico em carboidratos. Os cálculos de vesícula, predispõem dificuldades na emulsificação de gorduras, portanto deve-se evitar excessos de frituras, óleos, e gorduras acrescidas nos alimentos.