substantivo masculino e feminino Pessoa que nasceu na região ou no território em que habita. adjetivo Que é natural da região ou do território em que habita; nativo. Originário do país em que habita; país cujos ancestrais sempre habitaram: os berberes são populações autóctones da África do Norte.
com o celibato os clérigos dedicariam-se com maior disponibilidade ao serviço dos outros homens; a pessoa e a vida do sacerdote são possessão da Igreja, que faz as vezes de Cristo, seu esposo; o celibato dispõe o sacerdote para receber e exercer com generosidade a paternidade que pertence a Cristo.
Tornar ou tornar-se sagrado ou sacro.
São os cemitérios de anjos e/ou cemitérios de criancinhas, pequenas sepulturas de natimortos ou recém-nascidos que destoam da paisagem do entorno e despertam reflexões sobre o espaço ritualmente construído, o significado da morte, a topofilia, a religiosidade, o simbolismo, o patrimônio e o abandono.
substantivo feminino Ação, efeito, capacidade ou resultado de idealizar; idealizar-se. [Psicologia] Procedimento mental em que o alvo ou objeto de amor é destacado e idealizado, a partir de processos psíquicos, até que o mesmo chegue a perfeição.
No dicionário Aurélio (importante dicionário da língua portuguesa) a definição de imparcialidade é: “Equidade; qualidade da pessoa que julga com neutralidade e justiça; característica de quem não toma partido numa situação.”
"Assim, entre os católicos de rito oriental (os ortodoxos), até hoje existem padres casados." ... "Mas é no primeiro e no segundo concílios de Latrão, ao longo do século 12, que se estabelece a obrigatoriedade definitiva do celibato aos clérigos católicos romanos", relata o sociólogo.
A medida foi confirmada em três concílios seguintes: em 1215, em 1545 e 1563. "Certos grupos de religiosos, principalmente os monges, sempre observaram o celibato, desde os primeiros dias da Igreja", aponta o padre Martin. "Por outro lado, muitos outros padres eram casados.
O celibato teve sua origem no clero romano, após 304 d.C. nos concílios de Elvira e Nicéia que proibiam os Ministros religiosos casarem-se após a ordenação. ... A Igreja Católica justifica o celibato como uma maneira de tornar o religioso mais próximo aos propósitos de Jesus Cristo.
Os padres da Igreja foram classificados entre os séculos II e VII. O estudo dos escritos dos Padres da Igreja é denominado Patrística.
substantivo masculino [Religião] Assembleia cristã da qual fazem parte alguns eclesiásticos, geralmente bispos e o papa, cujo objetivo é deliberar sobre fé, doutrina e disciplina eclesiástica: Concílio de Trento.
Sedevacantismo é uma posição teológica minoritária dentro do catolicismo tradicionalista que defende que a Santa Sé está vaga e que o Papa é, na realidade, um impostor.