Há cem anos, em janeiro de 1919, foi ratificada a 18ª emenda à Constituição americana, que proibia a manufatura, venda e transporte de "bebidas intoxicantes" nos Estados Unidos, dando início à "Prohibition Era" (a era da proibição).
17 de janeiro de 1920 – 5 de dezembro de 1933
Implementada com o propósito de proteger os cidadãos dos perigos gerados pelo consumo do álcool, a chamada Lei Seca acabou por provocar a disseminação de um mal ainda mais perigoso: o crime organizado. ... Bebidas alcoólicas passaram a ser traficadas em grande escala.
A Lei 11.
Há cem anos, em janeiro de 1919, foi ratificada a 18ª emenda à Constituição americana, que proibia a manufatura, venda e transporte de "bebidas intoxicantes" nos Estados Unidos, dando início à "Prohibition Era" (a era da proibição). Ela abriu caminho para a Lei Seca, que entraria em vigor no ano seguinte (1920).
Pois para o governo todos os males vividos pelo país tinham apenas o álcool como agente causador. ... O Ato de Proibição nacional eternizou o nome de várias pessoas, em especial a do grande gângster Al Capone, que comandou o comércio de bebidas alcoólicas em Chicago.
O efeito causado pela lei foi totalmente contrário do que era esperado, ao invés de acabar com o consumo de álcool, com os problemas sociais, entre outros, a lei gerou a desmoralização das autoridades, o aumento da corrupção, explosões da criminalidade em diversos estados e, o enriquecimento das máfias que dominavam o ...
A lei seca foi uma lei aderida para proibir a fabricação, venda e consumo de bebidas alcoólicas nos EUA. Ela interferiu na criminalidade devido aumentar o contrabando e fabricação de bebidas ilegalmente.
306. Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência: Penas - detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
As consequências geralmente são os acidentes, esses podendo causar sequelas leves ou graves e até levar a óbito. ... Após a implantação desta lei, os números de acidentes e mortes causados por dirigir embriagado diminuíram, mas isto ainda não é suficiente.
Na abordagem da Lei Seca 2019, o motorista que soprar o bafômetro e o resultado der negativo, ou seja, não apontar nenhuma quantidade de álcool, está liberado. Já em caso de resultado positivo, o condutor é multado de acordo com o artigo 165 do CTB, que mostramos antes.
Quando o processo administrativo é aberto, é enviada uma notificação de autuação para o endereço do motorista. A partir daí, ele tem um prazo, não inferior a 15 dias, para apresentar a defesa da autuação, também conhecida como defesa prévia.
Beber e dirigir é, desde logo, uma infração administrativa (Código de Trânsito, art. 165). Com base na experiência, sabe-se que álcool e direção de veículo não combinam (porque gera muitos danos e muitas mortes). ... A infração administrativa significa quase R$ 2 mil de multa, um ano sem carteira e apreensão do veículo.