Como você procura por presbíteros e o que exatamente você está procurando? Responder a essa pergunta requer considerar o que um presbítero não é e o que um presbítero é. #1
A figura dos presbíteros não é encontrada apenas na igreja em Jerusalém, mas também nas igrejas gentílicas, onde o papel desses homens vai ficando especialmente claro, principalmente através do trabalho missionário de Paulo.
Então, os presbíteros aos quais Paulo se dirige são homens maduros na fé (não necessariamente avançado em idade), que foram instituídos como supervisores da igreja em uma dada localidade, a fim de pastorear o rebanho.
O presbítero é uma figura presente em diversas tradições cristãs. No catolicismo, ele é identificado como padre, o sacerdote. Em algumas tradições protestantes, o presbítero é identificado como pastor, e em outras ele é um auxiliar do pastor em suas atividades espirituais. Além disso, as qualificações para ser um presbítero variam em cada grupo. Porém, a Bíblia apresenta esse ofício como algo de fundamental importância para a vida de uma igreja local.
A partir dessas narrativas podemos concluir que os presbíteros eram homens que compartilharam com os apóstolos a liderança na comunidade em Jerusalém, e também os substituíram, à medida que foram se retirando daquela cidade.
Nossa questão pode ser respondida primeiramente em termos do ofício, e em segundo lugar em termos do homem. O ofício de um presbítero é um ofício designado para liderança da igreja através do ensino da Palavra #5. O caráter do homem que se qualifica para preencher esse ofício é descrito em 1Timóteo 3.1-7 e Tito 1.6-9. Um presbítero é simplesmente um homem de um caráter exemplar como o de Cristo que o beneficia espiritualmente. Estamos olhando, então, para homens que demonstram esse caráter e demonstram ambas a amplitude e fecundidade no ensino da Palavra de Deus aos outros de forma edificante.#6 Essa definição pode servir como um bom retrato ou perfil espiritual do tipo de homem que você está procurando para ser presbítero.
Há muitos homens mais velhos piedosos que se encaixam nas qualificações para o presbitério bíblico. Espero que o Senhor abençoe nossa igreja com mais! Mas avanço cronológico sem nada além do básico, mesmo quando casado com uma membresia eclesiástica aprumada, não é suficiente para satisfazer os requerimentos delineados em 1Timóteo 3 e Tito 1. Na verdade, há alguns homens de trinta anos (ou mesmo mais novos) que são mais qualificados para serem presbíteros do que alguns dos homens com o dobro da sua idade. Apenas experiência de vida não qualifica um homem como presbítero.
Ser eleito para se sentar em um conselho do bairro ou da cidade é um privilégio maravilhoso e uma oportunidade única de evangelismo para qualquer cristão. Mas, novamente, não é necessário ou mesmo suficiente para se encaixar nas qualificações de um presbítero. Um homem pode ser presidente da associação de pais e professores, técnico da liga de juniores, ser um vereador e liderar um grupo de escoteiros e ainda assim não ser qualificado para ser um presbítero. Servir a comunidade dessas formas certamente não impede um homem de se qualificar. Mas conforme olhamos para ver quem pode se encaixar nos requerimentos bíblicos, serviço comunitário somente não pode ser nosso critério último.
O presbítero precisa ser cordato (3.3). “… cordato”. Uma pessoa cordata luta pela paz. É um pacificador. É um construtor de pontes e não um cavador de abismos. Não espalha boatos, mas promove reconciliação. Não atiça o fogo da contenda, mas apaga as chamas da malquerença.
“Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino” (I Timóteo 5:17).
Essa é a primeira referência à palavra “presbítero” no livro de Atos. A narração não se preocupa em explicar quem eles são e qual função exerciam na igreja em Jerusalém. Apenas menciona sua existência e que receberam a ajuda enviada pela igreja de Antioquia.
Há duas listas com as qualificações para o presbítero. A primeira está em I Timóteo 3:1-7, e a segunda está em Tito 1:5-9. Ambas as listas são muito parecidas, e o que mais chama a atenção é que a maioria esmagadora das qualificações dizem respeito ao caráter. E não poderia ser diferente, uma fez que o presbítero deve ser modelo do rebanho, deve ser um pastor, conduzindo as ovelhas por caminhos que ele já está trilhando. Por isso, a maior parte das qualificações são sobre o caráter do presbítero, incluindo também a forma como cuida de sua família e o testemunho dos que são de fora.
Os presbíteros aparecem novamente na igreja em Jerusalém em Atos 15. Dessa vez eles estão juntamente com os apóstolos definindo uma questão doutrinária importantíssima. A igreja em Antioquia (que era uma comunidade gentílica), envia representantes aos apóstolos e presbíteros em Jerusalém para consultá-los a necessidade da circuncisão dos gentios que abraçavam à fé.
Um presbítero é colocado na posição de supervisor (bispo), não para atender seus próprios interesses, mas sim para pastorear o rebanho. A função dos presbíteros é eminentemente pastoral.
O termo pastor é comum na Bíblia, referindo-se principalmente a pastores de ovelhas, homens que protegiam, guiavam e alimentavam as ovelhas. Muitas vezes o termo é usado de maneira figurada, referindo-se àqueles que tem responsabilidade de cuidar do povo de Deus.
A lição de hoje encontra-se em: Colossenses 2.6, 7; 1 Tessalonicenses 5.18. Tópicos da Lição: 1. A GRATIDÃO A DEUS POR SUA BONDADE. 2. SENDO GRATOS ÀS PESSOAS. 3. LIDANDO COM A INGRATIDÃO. Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor! Nesta …
Viver na mesma localidade e ter os mesmos amigos ou mesmo ser membro da mesma igreja por mais de 30 anos não faz um homem um presbítero. Servir na capacidade de um presbítero em uma igreja local não deveria ser dependente de onde um homem quer jogar bola, ou se ele é parte do grupo social certo, ou se ele é da região mais agradável do país (ou da cidade). Agradabilidade geralmente pode ser decepcionante.
Para os evangélicos, o bispo tem a função de governar a igreja no sentido de administrar. Embora ele também seja um pastor, mas seu papel está mais relacionado a liderança de uma denominação sem ser atribuído a ele nenhum poder especial, além da sua função de organizar a igreja.
[1] Nas Denominações Conhecidas como Cristãs, os irmãos na fé que exercem alguma função no culto, recebem títulos, tais como: (a) Apóstolo, (b) Bispo, (c) Pastor, (d) Diácono, (e) Obreiro, (f) Presbítero, (g) Ancião, (h) Evangelista, (i) Missionário.
Finalmente, o título de “bispo” (1Tm 3.
Um bispo (do grego antigo επίσκοπος ou episcopos; e do latim episcopus: "inspetor", "diretor", "superintendente" ou, literalmente, "supervisor", de ἐπί (epi), sobre/super + σκοπος (skopos), vista, ou seja, "aquele que vê por cima, pelo alto, que supervisiona") é um título religioso presente em diversas confissões ...
Assim, o papel do evangelista é bem definido numa igreja que ainda não tem famílias maduras o suficiente para dali serem eleitos os diáconos e presbíteros. ...
lavrador
agricultor
O papel do lavrador tem uma grande importância na agricultura do Brasil. Cuidar de terras, lavrar ou realizar atividades nas lavouras são atividades desenvolvidas por ele com o objetivo de qualificar ainda mais o resultado das produções.
Resposta. Resposta: Lavrador ou (agropecuário).