É uma infecção superficial da pele causada por bactérias chamadas estreptococos e estafilococos. Também conhecida como piodermite, pereba ou broto. Na maioria dos casos existe uma descontinuidade da pele (lesões de coçadura, picadas de inseto, feridas, etc.) por onde a bactéria penetra.
As feridas laceradas são aquelas com margens irregulares como as produzidas por vidro ou arame farpado. As feridas perfurantes são caracterizadas por pequenas aberturas na pele. Um exemplo são as feridas feitas por bala ou ponta de faca.
Substâncias irritantes, medicamentos, reações alérgicas e distúrbios que causam inflamação podem causar uma erupção cutânea. Algumas causas comuns de erupções cutâneas em bebês e crianças pequenas incluem: Assaduras (dermatite da fralda) Crosta láctea (dermatite seborreica)
O eczema aparece normalmente como uma irritação vermelha e desconfortável que pode levar a pele seca e descamativa. Na pele dos bebés, o eczema surge com lesões que começam frequentemente na testa, bochechas, queixo e coxas e manifestam-se geralmente nos primeiros meses de vida.
Para tratar a alergia na pele do bebê, o médico pode indicar o uso de medicamentos anti-histamínicos ou corticoides, além de indicar pomadas com corticoides próprias para a alergia de pele e o uso de um hidratante específico para pele de bebê. É importante, também, identificar e evitar o agente causador da alergia.
Cuidando de um ferimento
Imobilize a criança e abafe o fogo com uma toalha ou cobertor molhados. Retire o máximo que puder de roupa dela e recorte em volta das áreas que grudaram – nunca tente puxar. Resfrie o machucado com água limpa e, se possível, mergulhe a área afetada em água fria.