Todos esses filósofos buscavam provar a origem do mundo por meio dos elementos básicos e naturais encontrados na natureza, dentre eles pode-se citar: água, terra, fogo e ar. O que marcou uma das primeiras formas de uso da razão.
Por physis entende-se a substância física da qual todas as coisas eram feitas e também uma espécie de princípio interno organizador, isto é, a estrutura das coisas. O primeiro fisiólogo foi Tales de Mileto. Phisys foi para os pré-socráticos a própria realidade enquanto algo primário, fundamental e permanente.
Physis é uma palavra de origem grega. Deriva de um verbo, que significa fazer nascer, fazer brotar, fazer crescer, produzir. Os filósofos gregos pré-socráticos pregavam que Physis é o elemento primordial da Natureza, eterno e em perene transformação.
A principal preocupação dos filósofos pré-socráticos era entender os processos pelo estudo da própria natureza. O que demonstra uma característica evidente dos pré-socráticos, visto que eles buscavam chegar ao conceito da origem do mundo por meio de fenômenos naturais.
A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho.
A preocupação principal dos filósofos pré-socráticos - que serve de descrição estereotipada de seus pensamentos - era encontrar um princípio que explicasse todas as coisas, a arché.
Resposta. Sua maior contribuição foi provar a unicidade do Ser e da existência do movimento do mundo.
Por isso, só pode existir um Ser. 3) O Ser não pode ser gerado: Nada pode ser gerado do nada (“o nada não é e não pode ser”), então ele não pode dar origem ao Ser. ... 4) O ser é imperecível: Parmênides diz que, se não é gerado, o Ser também é imperecível, pois, do contrário, tornar-se-ia o não ser.
A resposta de Parmênides foi que o não ser, que permitia o erro e a mentira, era apenas uma ilusão causada pela opinião e pelos sentidos. Para Parmênides, era dotado de existência somente aquilo que existe infinitamente e de maneira imóvel, ou seja, somente por meio das essências.