No século XIX, a onda neocolonialista impeliu os franceses a empreenderem a dominação do território argelino. Valendo-se de débeis justificativas ligadas à ação de piratas na região e o respeito às suas autoridades, o governo francês desenvolveu a invasão da Argélia em 1830.
Resposta. O país que colonizou esses países foi a França.
Portugal colonizou Angola e moçambique.
portugueses
Os portugueses continuaram com Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique. A colonização portuguesa de África, em particular dos territórios do interior verifica-se essencialmente no século XIX, após a assinatura do Tratado de Berlim em 1885.
Situado na África oriental, na costa do Oceano Índico, os portugueses se instalaram na ilha de Moçambique e na cidade de Sofala fundada por Covilhã em 1505. A interiorização se deu através da navegação pelo rio Zambeze onde foi criada da feitoria de Tete, em 1537, destinada a controlar o comércio local.
A partir do século XVI, teve início a colonização portuguesa, porém, só em 1885, com a partilha de África pelas potências europeias durante a Conferência de Berlim, que a região se transformou numa ocupação militar, ou seja, na submissão total dos estados ali existentes, que levou, nos inícios do século XX a uma ...
Os portugueses chegaram a Moçambique em 1498 e a administração colonial foi instalada três anos mais tarde, ficando o território dependente do Estado da Índia até 1752.
Etimologia. O nome Moçambique, primeiramente utilizado para a ilha de Moçambique, primeira capital da colónia, teria derivado do nome de um comerciante árabe que ali viveu, Musa Al Bik, Mossa Al Bique ou Ben Mussa Mbiki.
Os primeiros habitantes de Moçambique foram provavelmente os Khoisan, que eram caçadores-recolectores. ... Havia portanto condições para a fixação de povos caçadores-recolectores e até de agricultores.
Sabem cantar e dançar como nenhum outro povo. Vivem da caça, da pesca. Quase em todas as aldeias existe um chefe ou senhor, a quem recorrem quando tem problemas de saúde, nascimentos etc. São criadores de animais que se destinam exclusivamente à alimentação: cabras, galinhas etc.
Segundo a Frelimo, o país era pobre por causa da guerra civil movida pelos “bandidos armados” da Resistência Nacio- nal de Moçambique (Renamo), os quais, apoiados pelos regimes minoritários e racistas da Rodésia do Sul e África do Sul que, desde o princípio, haviam hostilizado o regime “marxista- -leninista” da Frelimo ...
O número de pobres em Moçambique aumentou um milhão em três anos, um retrocesso na redução da pobreza registada até então, devido à crise económica, ao escândalo da dívida oculta, às catástrofes naturais e à violência, segundo a ONU.
Dinamarca, Finlândia, Luxemburgo e Holanda têm os índices mais baixos, com cerca de 12% de pobres. Em Portugal e na Itália, são registrados cortes cada vez maiores nos sistemas sociais, observa Horemans, que alerta para o perigo de que essa tendência atinja também outros países da UE.
Califórnia, Estado
Lista de estados dos Estados Unidos por PIB (em US$ 1 000)
Ainda que os EUA sejam o país com a maior quantidade de multimilionários do mundo, tem um patamar de pobreza que afeta 10,5% de sua população, segundo dados do órgão censitário americano.