Êxodo rural é o termo pelo qual se designa a migração do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos.
No Paraná êxodo rural continua. Atualmente 90% dos estabelecimentos rurais no Paraná são familiares, ocupam 56% da área cultivada e respondem por 57% da produção de alimentos. A principal combinação de atividades é lavoura e pecuária. E são estes tipos de estabelecimentos rurais que vem desaparecendo a cada safra.
Por que as pessoas deixam a zona rural para morar na zona urbana? Por vários motivos. O principal deles é o processo de substituição do homem pela máquina no campo. Dessa forma, um único equipamento realiza o trabalho que seria feito por muitos trabalhadores.
Portugal foi pioneiro na expansão marítima por ter sido o primeiro Estado unificado na Europa, ter posição geográfica privilegiada, ter forte tradição marítima e contar com uma aliança entre nobreza e burguesia que permitiu ao Estado e ao setor privado investir, juntos, no projeto.