EQST

O Que O Traumatismo Raquimedular?

O que é o traumatismo raquimedular?

Trauma raquimedular é a lesão da medula espinhal que provoca alterações, temporárias ou permanentes, na função motora, sensibilidade ou função autonômica. 2. As lesões cervicais freqüentemente causam diminuição permanente da qualidade de vida, sendo a principal causa de seqüela seguida aos traumatismos.

Como acontece o trauma raquimedular?

O trauma raquimedular pode resultar de danos nas vértebras, ligamentos ou discos da coluna vertebral ou danos diretamente na própria medula, devido a acidentes de trânsito, quedas, luta, desportos violentos, mergulho num local com pouca água ou numa posição incorreta, ferimento de uma bala ou uma faca ou mesmo por ...

Quais as possíveis consequências de uma lesão medular?

Nas lesões medulares completas há paralisia, perda de todas as modalidades sensitivas (tátil, dolorosa, para temperatura, pressão e localização de partes do corpo no espaço) abaixo da lesão e alteração do controle esfincteriano (urinário e fecal).

Quais as complicações do trauma raquimedular?

As principais alterações fisiológicas que ocorrem com esse paciente são: choque medular, choque neurogênico, trombose venosa profunda, disrreflexia autônoma, bexiga neurogênica, intesti- no neurogênico, espasticidade, úlceras por pressão, pneumonias, alterações psicossociais e infecções4,5.

Quais os sintomas de inflamação na medula?

Sintomas de Lesão na medula espinhal

  • Perda do controle normal do intestino e da bexiga (com possibilidade de ocorrer constipação, incontinência urinária e espasmos na bexiga)
  • Dormência.
  • Alterações sensoriais.
  • Espasticidade (aumento do tônus muscular)
  • Dor.
  • Fraqueza e paralisia.

O que pode causar inflamação na medula?

A mielite transversa, ou apenas mielite, é uma inflamação da medula espinhal que pode acontecer como consequência de infecção por vírus ou bactérias ou ser consequência de doenças autoimunes, e que leva ao aparecimento de sinais e sintomas neurológicos, podendo haver comprometimento da capacidade motora ou sensitiva, ...

O que é uma inflamação na medula?

É uma inflamação que afeta a medula espinhal em toda sua largura (transversal) e, assim, bloqueia a transmissão dos impulsos nervosos que vão para cima e para baixo da medula espinhal.

O que causa uma infecção na medula?

As infecções na medula podem ser causadas por uma bactéria ou um fungo em outra parte do corpo e levados à medula através da corrente sanguínea. A fonte mais comum de infecções espinhais é uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, seguida por Escherichia coli.

O que pode causar mielite?

A Síndrome Mielite Transversa pode surgir por diversas causas, mas na maioria das vezes ocorre como um fenômeno autoimune depois de uma infecção ou vacinação (correspondendo a 60% dos casos em crianças) ou como um resultado de uma infecção, uma doença autoimune sistêmica subjacente, ou uma doença desmielinizante ...

O que é aplasia medular sintomas?

Na Aplasia de Medula Óssea ou Anemia Aplástica Grave (AAG) ocorre substituição do tecido medular normal por tecido gorduroso e, portanto, não há formação adequada das células sanguíneas normais. Os sintomas decorrem desta diminuição: anemia, infecções e sangramentos.

Quando a hérnia comprime a medula?

Quando a hérnia comprime a medula espinhal (mielopatia), pode haver um comprometimento neurológico mais complexo, com déficit motor e de sensibilidade, dificultando movimentos finos com as mãos e a deambulação.

O que acontece se comprimir a medula?

A medula espinhal pode estar comprimida pelos ossos, sangue (hematomas), pus (abscessos), tumores (cancerígenos ou não) ou um disco com ruptura ou hérnia. Os sintomas, como dor nas costas ou no pescoço, sensações anormais, fraqueza muscular ou controle alterado da bexiga e do intestino, podem ser moderados ou graves.

O que pode comprimir a medula?

A compressão da medula espinhal (na coluna cervical, torácica) pode vir de várias causas: hérnia discal, protrusão discal, abaulamento discal, artrose facetária, complexos disco-osteofitários, tumor, trauma. A compressão da medula espinhal pode exigir a necessidade de uma cirurgia.

O que a hérnia de disco cervical pode causar?

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Quando a hérnia de disco é grave?

Hérnia de disco extrusa Este caso é grave, pois o núcleo do disco já se encontra deformado, fragmentado ao ponto do núcleo pulposo perder completamente seu formato original e ficar parecendo uma “gota”.

Quais os sintomas da hérnia de disco cervical?

Sintomas de hérnia de disco cervical

  • Dor no pescoço;
  • Dor que irradia para os ombros, braços e mãos;
  • Sensação de formigamento e de dormência;
  • Diminuição da força muscular;
  • Dificuldade para movimentar o pescoço.

Como tratar hérnia de disco cervical?

Tratamento para hérnia de disco cervical

  1. TRATAMENTO CONSERVADOR PARA HÉRNIA DE DISCO. Nem todos os pacientes com dores nas costas e no pescoço precisam de cirurgia. ...
  2. CIRURGIA DE DESCOMPRESSÃO. ...
  3. PRÓTESE COM DISCO ARTIFICIAL. ...
  4. CIRURGIA DE FUSÃO ESPINHAL. ...
  5. TERAPIA MINIMAMENTE INVASIVA COM LASER DE DIODO.

Qual o melhor remédio para hérnia de disco cervical?

Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

Quando operar hérnia de disco cervical?

A cirurgia para tratamento da hérnia de disco, dorsal, lombar ou cervical, está indicada nos casos em que não houve melhora dos sintomas de dor e desconforto, mesmo com o tratamento à base de remédios e fisioterapia, ou quando há sinais de perda da força ou sensibilidade.

Quem tem hérnia de disco cervical pode fazer musculação?

A musculação para hérnia de disco é recomendada devido à sua função de fortalecer os músculos. Um dos exercícios mais feitos nesse caso são os isométricos que desenvolvem tensão no músculo sem alteração em seu comprimento externo, basicamente como quando carregamos compras: os músculos estão sob tensão, mas estáticos.