substantivo masculino Ato ou efeito de cochichar, de falar baixinho ou ao ouvido de outra pessoa; murmúrio, sussurro. O que se diz em voz baixa para outra pessoa, em segredo; mexerico.
Significado de Baixinho advérbio Em voz sussurrada; em segredo, discretamente, reservadamente: repetiu a frase baixinho. substantivo masculino [Popular] Pessoa de pequena estatura; nanico, baixote, tampinha: o baixinho driblou todos os grandões da defesa adversária.
1. Falar baixo. Falar em um tom de voz baixo, não gritar, falar calmamente.
De forma geral, as pessoas têm vários motivos para falar com a voz baixa: Estão inseguras e se sentem incômodas quando estão num grupo grande. Na infância, ouviam muito dos pais: "Shhh! Fique quieto!".
Conhecer os próprios tons de voz o ajudará a ter mais consciência de sua própria fala e os efeitos que ela causa nos ouvintes. Comece falando baixinho. Fale mais baixo, até que alguém peça para falar mais alto. Tente aumentar a voz somente na palavra que terá ênfase, como “Esta pizza estava maravilhosa!”.
Se o tom de voz é extremamente grave, remete a sensações sombrias; Uma voz firme e segura nos faz pensar que quem fala é distinto e importante; Falar em um tom de voz baixo sugere que a pessoa tem grandes fraquezas ou que é tímida; Aqueles que empregam um tom de voz mais agudo transmitem baixa credibilidade.
Na comunicação oral, a voz tem o poder de comunicar incontáveis informações psicológicas, a depender do seu tom, intensidade, dinamismo e inúmeras outras variáveis. Você pode detectar características de uma pessoa examinando o seu tom de voz.
Um problema de voz, chamado de disfonia, pode ser um sintoma de um problema maior de saúde do corpo, como de doença de Parkinson (que provoca voz mais fraca e trêmula) ou um problema mental, como depressão (com voz mais fraca e grossa). Assim, nem sempre um problema de voz tem sua causa nas “cordas vocais”.
A pesquisa aponta que os homens preferem vozes mais finas e agudas nas mulheres, e estas se sentem mais atraídas por homens de vozes mais grossas. Segundo o estudo, a voz das mulheres parece mais atraente aos ouvidos masculinos no período fértil, especialmente durante a ovulação.
Assim, algumas maneiras de falar mais devagar e aliviar o nervosismo são: