Dissolvendo o CaCO3 na água, a solução fica básica. E a chuva ácida tem substâncias ácidas misturadas a ela. Quando nós misturamos substâncias ácidas com substâncias básicas, elas reagem. Ocorrem reações de neutralização, isto é, a água não fica nem ácida nem básica, fica neutra.
Formação de chuva ácida: ácido sulfúrico diluído.
Outro problema associado à presença de gases poluentes na atmosfera é a chuva ácida. Ela resulta da quantidade exagerada de produtos da queima de combustíveis fósseis liberados na atmosfera, em consequência das atividades humanas. Conheça mais sobre as relações e diferenças entre o Efeito Estufa e Aquecimento Global.
Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos. ... Quando a acidificação atinge o solo e as águas de rios e lagos, os seres vivos que habitam esses locais são afetados.
1) A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato entre o vapor d'água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio. ... Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos.
As regiões mais afetadas pela chuva ácida são a Europa, a América do Norte e alguns países asiáticos. No Brasil, esse fenômeno ocorre com mais intensidade nas cidades com grande concentração industrial (São Paulo, Cubatão, Rio de Janeiro).
Gases emitidos à atmosfera, como o óxido de enxofre, reagem com a água e formam os ácidos sulfúrico e sulfuroso. Já a reação do gás nitrogênio com a água forma os ácidos nítrico e nitroso. Esses são os principais ácidos que compõem a chuva ácida.
A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO,NO2,N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como ácidos nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4).
A precipitação com elevada acidez ocorre quando em um determinado lugar há uma elevada concentração de gases como o dióxido de enxofre e nitrogênio na atmosfera que em contato com gotas de água suspensas no ar, reagem formando ácidos que, ao precipitar, dão origem à chuva ácida.
Para a formação de chuva ocorra é necessário que se formem nuvens carregadas de vapor d'água. Nestes casos, a chuva ocorre de maneira frequente em ambientes em que há muita umidade do ar. Já em lugares mais secos, como nos desertos, a ocorrência de chuva é menor.
Resposta. Resposta: Quando a chuva cai, está ocorrendo a precipitação.
A chuva convectiva é caracterizada pela subida do ar quente e descida do ar frio. Chuva convectiva, também conhecida como chuva de verão, ocorre devido à diferença de temperatura na superfície próxima às camadas da atmosfera terrestre.