é a forma de se referir à Nicotinamida-Adenina-Dinucleotídio. A presença do “H” se dá pelo Hidrogênio e indica ser a forma reduzida da Coenzima 1, o outro termo designativo para NADH.
NAD: Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo. FAD: Flavina Adenina Dinucleotídeo. Aceptor de hidrogênios e elétrons, carregando a energia para a produção de ATP.
A coenzima A (CoA, CoASH ou HSCoA) é uma coenzima, notável pelo seu papel na síntese e na oxidação de ácidos gordos, assim como na descarboxilação oxidativa do ácido pirúvico antes do ciclo de Krebs. A sua molécula é constituída por ácido pantoténico (vitamina B5), adenosina trifosfato e cisteamina.
A coenzima Q10, pode auxiliar na redução de peso, por fazer parte da metabolização de gordura no nosso organismo, claro que todo o processo precisa acompanhar uma boa alimentação, e é recomendado a pratica de atividade constante.
Co-fatores são substâncias, inorgânicas ou orgânicas, indispensáveis para o funcionamento das enzimas. Coenzimas são moléculas metalorgânicas ou orgânicas que, juntamente com as enzimas, têm função catalítica (sendo necessária ao funcionamento da mesma). Os co-fatores orgânicos são chamados de coenzimas.
As coenzimas reduzidas devem ser reoxidadas por duas razões: Voltar a participar das vias oxidativas na forma de coenzimas oxidadas É a partir da oxidação destas coenzimas que a energia nelas conservada pode ser aproveitada para sintetizar ATP.
Os cofatores (AO 1945: cofactores) são substâncias inorgânicas necessárias ao funcionamento das enzimas, como exemplo as mostradas no quadro abaixo. Se um "cofator" for orgânico, recebe o nome de coenzima.
A acetil-coenzima A (acetil-CoA) é uma fonte de energia, desempenhando um importante papel na síntese e oxidação dos ácidos gordos. A sua formação constitui uma das etapas da respiração aeróbia e ocorre na matriz mitocondrial. ... A transformação de piruvato, que se encontra no citosol, em Acetil-CoA se dá na mitocôndria.
A função do ciclo de Krebs é promover a degradação de produtos finais do metabolismo dos carboidratos, lipídios e de diversos aminoácidos. Essas substâncias são convertidas em acetil-CoA, com a liberação de CO2 e H2O e síntese de ATP. Assim, realiza a produção de energia para a célula.