Portanto, com a Revolução Industrial, a atividade econômica evolui de artesanal para empresarial, forçando também a ciência contábil a um novo progresso e a readaptação das técnicas contábeis elaboradas a partir da obra de Luca Pacioli. ... contabilidade passou a ser a elaboração de relatórios a proprietários ausentes.
Em 1494, o Frei Luca Pacioli lança o Tratado da Contabilidade por Partidas Dobradas, que o torna pai da Contabilidade, ao explanar a técnica usada na Toscana desde o século XIV. Sua obra dá um peso importante e torna-se um marco no desenvolvimento científico da Contabilidade.
As correntes doutrinárias do pensamento contábil:
Lopes de Sá, com os estudos do Neopatrimonialismo. A Escola Contista foi a primeira escola de pensamento contábil, marcada no século XV. Com aumento das sociedades, surgiu à necessidade da separação da entidade e do proprietário, desta forma a ideia principal foi o mecanismo de contas, subordinado à escrituração.
A ideia principal da base doutrinária afirmava serem as contas abertas a valores e não a relações pessoais, admitindo a escrita contábil como parte mecânica. Defende que o objetivo da contabilidade é calcular o resultado das empresas.
Constismo Foi a primeira corrente de pensamento contábil da escola italiana de Contabilidade. Surgiu em decorrência dos estudos feitos pelos primeiros expositores do método das partidas dobradas.
A Escola Personalista surgiu para dar personalidade as contas e explicar as relações dos direitos e obrigações, dando uma melhor estrutura e visualização. A Escola Controlista idealizava o objetivo da Contabilidade como controle da riqueza administrativa.
Moderna escola Italiana ou Aziendalismo Entre 1910 e 1920 teve inicio a moderna Escola Italiana, a parti de seguidores de Fabio Besta que modificou seu modo de pensar teve seu ponto de partida para o trabalho dos Aziendalistas.
Aziendalismo. Aziendalismo é uma teoria científica italiana que define, como objeto de estudo da contabilidade, a azienda. No Brasil, a azienda era considerada objeto de estudo da economia aziendal, ramo contábil da economia que não se desenvolveu.
De forma geral, o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas a empresa, ou seja, informes contábeis de qualidade que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais.