Kabat-Zinn (1990) define mindfulness como uma forma específica de atenção plena – concentração no momento atual, intencional, e sem julgamento. Concentrar-se no momento atual significa estar em contato com o presente e não estar envolvido com lembranças ou com pensamentos sobre o futuro.
Na verdade, o principal efeito positivo da atenção plena é realmente nos ajudar a nos tornarmos mais conscientes e receptivos aos nossos sinais emocionais (independentemente de serem positivos ou negativos) –o que nos ajuda a ter mais controle sobre nossos comportamentos e a termos um pouco menos de impulsividade.
Prática de mindfulness no ambiente escolar pode trazer benefícios a alunos e professores
Uma boa técnica para poder deixar de lado a impulsividade é analisar quais são as consequências das suas ações ou das suas palavras. Que a sua frase de cabeceira seja “preciso pensar melhor”. Dessa forma será mais fácil tomar as decisões certas ou, ao menos, mais pensadas.
Em certos momentos, as técnicas da Mindfulness Psychology podem levar a um rebaixamento do nível mental, ou seja, as ondas cerebrais mudam de frequência – o que pode ser sentido como sonolência e até levar ao sono.
Quem tem esse problema geralmente age de modo imprevisível e imprudente, sem pensar nas consequências de suas ações. As atitudes impulsivas e desajustadas trazem grandes prejuízos à vida social, afetiva e profissional desses indivíduos, justamente porque eles têm dificuldade de controlar suas emoções e seus atos.
E se eu for a pessoa temperamental?
O conceito principal de transtorno impulsivo é a desinibição comportamental, ou seja, a impulsividade é vista como o resultado de um desiquilíbrio entre o pensar e o agir, fazendo com que a ação anteceda o planejamento, gerando consequências como culpa, tristeza, raiva e arrependimento.
adjetivo Que provoca impulso; que se consegue impulsionar; que impulsiona: impulsionador. Aquele que se comporta por impulso; que age sem reflexão; irrefletido. Que tem facilidade para se enraivar; genioso. substantivo masculino Aquele que se comporta por impulso; indivíduo que age sem reflexão.
A pessoa impulsiva é aquela que age sem pensar, ou seja, por impulso. Assim, não analisa a possibilidade de esperar um momento oportuno para suas ações, causando grande prejuízo para si mesma e para os seus relacionamentos. Comumente o impulsivo acaba se arrependendo e cria para si mesmo o sofrimento da culpa.
A impulsividade se caracteriza por reações impensadas e repentinas. O impulsivo age a favor de recompensas imediatas, e não consegue ver de forma clara quais são as possíveis consequências de suas ações, em especial aquelas a longo prazo.
Veja, a seguir, os principais comportamentos que os impulsivos costumam apresentar.
Pessoas que agem por impulso são as chamadas pessoas impulsivas. Conhece alguém assim no seu ambiente de relacionamentos? "São pessoas que reagem de maneira muito impulsiva e instintiva sem nenhum tipo de autoanálise, autocontrole, mensuração de consequência, nada, nada.
Ou seja, compras por impulso são aquelas que os consumidores fazem sem tê-las planejado. E isso é um aspecto do comportamento dos clientes que você pode aproveitar para vender mais na sua loja.
Por conta disso, agir por impulso parece ser algo normal, mas segundo a Bíblia, não é. ... A Palavra de Deus nos alerta que não é bom agir sem refletir e quem assim procede acaba pecando porque precisamos ser prudentes e ponderados e buscar a orientação de Deus.
Segundo a psicóloga e psicoterapeuta Clarice Barbosa, as pessoas que falam por impulso agem guiadas pela emoção e são extremamente ansiosas. “São pessoas imaturas emocionalmente, que agem sem pensar nas consequências e não sabem ouvir, só querem falar”, explica.
As pessoas autênticas sabem ouvir o outro As pessoas autênticas pensam antes de falar e ouvem o outro com atenção; são empáticos quando estão conversando com alguém. Elas entendem que duas pessoas podem não ter a mesma opinião, mas todos têm o direito de serem ouvidos com respeito.
Katia Lima: Quem fala tudo o que pensa não é... Quem fala tudo o que pensa não é sincero, é grosseiro. E quem fala o que não deve, corre o risco de ouvir uma resposta pior. Para evitar situações constrangedoras há um recurso bem simples: o silêncio.
Significado de Inconsequente adjetivo Imprudente; que não possui prudência; que age de modo irresponsável. Leviano; que não se importa com o resultado das suas ações. Ilógico; que se opõe ao que é lógico; sem bom senso.
Significado de Irresponsável Leviano; quem se esquiva de qualquer tipo de responsabilidade, obrigação.
Que julga sem ter certeza ou por antecipação: opinião leviana. Que age sem seriedade, insensatamente; insensata. Que não tem constância, consistência; volúvel. substantivo feminino Pessoa que se comporta irresponsável e insensatamente.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Que revela inconsequência ou incoerência; absurdo, ilógico. 2 Que revela falta de reflexão ou de ponderação; irrefletido, leviano. 1 Que ou aquele que não avalia as consequências de seus ditos ou atitudes; irresponsável, leviano.
Falto de prudência; irreflectido ; precipitado. 2. Pessoa que não tem prudência.
Que não dá fruto; estéril. 2. [Figurado] Que não dá resultado.
Resposta. prefixal.... o prefixo é o in que juntou com a palavra consequência. espero ter ajudado.
Resposta. A) O processo de formação é a onomatopeia, pois representa os sons.