A definição clássica de “eira” indica um local destinado a debulhar ou guardar cereais. A antiga eira de Araúna fica hoje no coração da cidade velha de Jerusalém. ... No lugar atual aparecem duas mesquitas.
Araúna, também chamado Ornã 1Cr 21:15, um jebuseu que habitou em Jerusalém antes de ser tomado pelos israelitas. O anjo destruidor, enviado para punir Davi por sua vaidade ao fazer um recenseamento do povo, permaneceu em seu trabalho de destruição perto de uma eira pertencente a Araúna, situada no monte Moriá.
E morreram setenta mil homens do povo, de Dã a Berseba.” (2 Samuel 24:15). O cético acusa Deus de punir as pessoas erradas. De fato, até mesmo Davi disse ao Senhor: “Fui eu que pequei e cometi iniquidade. Estes não passam de ovelhas.
Os pecados que Davi cometera: adultério, homicídio a sangue frio e o encobrimento hipócrita de tudo, eram um mal horrendo aos olhos de DEUS. Davi se tornara réu da quebra do sexto, sétimo, oitavo, nono e décimo mandamentos (Êx .
E, como Davi falou que o ladrão da cordeira deveria pagar quatro vezes, ele mesmo pagou quatro vezes: Tirou a vida de Urias, e pagou com a vida de quatro de seus filhos. O filho de Bate-Seba nasceu, e morreu logo depois (2 Samuel . Depois, Amnom foi morto pela espada de Absalão (2 Samuel .
Alguns textos, como o Talmude, supõem que o traidor, mencionado por David no Salmo 55: mas sem nome, que era um homem igual a ele, seu companheiro e seu amigo intimo, fosse Aitofel....
A seguir, parte da hitória que Natã usou para inicar a conversa com Davi, a fim de repreendê-lo: "Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro pobre. O rico possuía muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos.
Posteriormente, Natã repreende Davi pelo seu pecado, devido ao adultério com Betseba e à morte de Urias, seu marido. Ao nascer Salomão, Davi o entrega a Natã, para ser educado pelo profeta, que lhe dá o nome de Jedidias (em hebraico, por amor do Senhor).