Enquanto a memória refere-se ao local de dados de curto prazo, o armazenamento é o componente do seu computador que permite que você armazene e acesse dados no longo prazo. Normalmente, o armazenamento vem na forma de uma unidade de estado sólido ou um disco rígido.
As cabeças de leitura podem se deslocar independentemente em cada face, o que faz com que a leitura ou a escrita aconteça rapidamente. Portanto, se um HD possui 4 discos, então ele tem 8 faces e 8 cabeças de leitura e gravação.
Disco rígido externo, conhecido popularmente como HD externo, é um dispositivo de armazenamento independente, que pode ser conectado a um computador através de USB, e-Sata, FireWire ou outros meios. Capacidade de armazenamento de discos externos: 320GB, 500GB, 640GB, 750GB, 1TB, 2TB, 3TB, 4TB, 6TB, 8TB.
A gravação e a leitura dos dados são feitas através de minúsculos eletroímãs presentes nas cabeças de leitura do disco rígido. Compostos de uma bobina de fios que envolvem um núcleo de ferro, esses ímãs são extremamente precisos, o que permite a gravação de trilhas medindo centésimos de milímetros.
O apelido vem do rifle Winchester que utilizava balas de calibre 30.
Para testar a velocidade de um disco rígido, você pode usar o Crystal Disk Mark, um programa gratuito que lhe permite descobrir a velocidade de HDs internos, externos, discos SSD, pendrives e cartões de memória. O CrystalDiskMark é uma ferramenta portátil muito simples de usar.
HDs com maior cache permitem que os dados sejam transferidos mais rapidamente. HDs modernos podem ter tamanhos de cache que variam entre 8 MB e 128 MB. Quanto maior e mais rápido for o cache, maior será o ganho de performance.
Top 5 programas para testar a velocidade do HD
É só clicar em Meu Computador com o botão direito do mouse>>Propriedades>>Hardware>>Gerenciador de dispositivos. Aí é só ir em Unidades de disco e lá vai estar o seu HD.
Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.
Para calcular a rpm do rebolo, a fórmula muda um pouco. Como a velocida- de de corte do rebolo é dada em metros por segundo (m/seg), multiplica-se a fórmula original por 60. Isso é feito para transformar a velocidade de metros por segundo (m/seg) para metros por minuto (m/min).
RPM = Rotação Por Minuto. Pode calcular contando quantos giros está dando no pedal em 10 segundos e multiplicar por 6, ou em 15 segundos e multiplicar por 4. Ou melhor mesmo é comprar um velocimetro com sensor de cadência.
Para medir a sua, uma maneira fácil de identificar é contar quantas voltas uma de suas perna dá no pedivela durante 1 minuto. Se você girar sua perna 80 vezes em 1 minuto, por exemplo, significa que sua cadência é de 80 rpm (a cadência também é chamada de giro ou rpm).
O que é cadência no ciclismo?
Se imaginarmos que essa roda tem 2 metros de circunferência, a bike vai andar 8 metros a cada giro completo do pedal. Se tivermos 90 rpm: 90 x 8 m = 720 metros por minuto ou 43200 metros por hora ou 43,2 km/h. Desta forma, poderá calcular a velocidade da bike em qualquer relação e em qualquer rotação por minuto.