Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si ou não, por argamassa. Estas unidades podem ser blocos de cerâmica, de vidro, de concreto, pedras, tijolos etc. O termo alvenaria vem de "alvener", "pedreiro", a partir do árabe al-bannã.
Alvenaria é um conjunto de tijolos, blocos ou peças sobrepostas coladas por uma argamassa, formando um elemento vertical. A função deste elemento é resistir a cargas gravitacionais, resistir a impactos, fornecer proteção acústica e térmica aos ambientes, vedar espaços, etc.
O assentamento dos tijolos só utiliza cimento na primeira etapa. Depois é utilizada cola PVA, argamassa ou uma mistura entre água, solo e cola. Com isso, utiliza-se menos material, como argamassa, concreto e aço, além de produzir menos entulho, resultando em economia nesse sentido.
O pedreiro vai iniciar assentando as mestras no vértice da parede e, em seguida, puxar a linha para assentar a primeira fiada. Ao assentar os blocos o pedreiro sempre deve conferir: alinhamento, prumo, amarração e o esquadro nos encontros de paredes.
Ao iniciar as fiadas, estique uma linha entre os primeiros tijolos de cada extremidade. Após garantir que a linha esteja bem esticada, inicie o assentamento dos demais tijolos, sempre respeitando os limites da linha, assim você garantirá um alinhamento perfeito.
Dicas para argamassa de assentamento para blocos: Já os principais traços de argamassa para blocos com o uso de cal em uma parede de vedação são: 1:2:8 (uma parte de cimento, duas partes de cal e oito partes de areia) ou 1:0,5:7 (uma parte de cimento, meia parte de cal e sete partes de areia).
argamassa refratário quartzolit Argamassa refratária ideal para altas temperaturas. Pode ser usada para assentar plaquetas ou tijolos refratários em churrasqueiras, areiras, estufas de uso doméstico, fornos e fogões a lenha.
Características