Significado de Lídio adjetivo Nome Grego - Significado: Natural da antiga província da Ásia Menor.
O que são Modos Gregos? De uma maneira direta, os modos gregos nada mais são do que escalas que se originam dentro de uma outra escala, ou seja, a partir de inversões de escala.
Modos gregos
Escala Menor Natural ou Primitiva. Escala Menor Harmônica. Escala Menor Melódica....Escalas modernas, que na cultura ocidental são as mais utilizadas:
No período romântico e na transição do século 19 para o 20, as possibilidades harmônicas do sistema tonal foram largamente ampliadas graças a compositores como Wagner, Debussy e Stravinsky.
A sensível ou subtônica na teoria musical é um dos graus da escala musical e, na música tonal e no modo maior das escalas representa o sétimo grau, isto é, a sétima nota da escala ou do modo, localizado após o grau superdominante.
Após a morte de Schoenberg, Igor Stravinsky começou a escrever músicas com uma mistura de elementos de música serial e música tonal (du Noyer 2003, 271).
Independentemente de uma determinada música ter sido composta com base em uma sonoridade maior ou menor (escala maior ou menor), o sistema tonal tem por base que o repouso da música sempre se dará na nota tônica ou primeiro grau da escala (seja ela maior ou menor). ...
Significado de Tonal adjetivo Música Relativo ao tom ou à tonalidade.
Atonal significa que a nota ou acorde em questão não pertence à tonalidade.
Linguagem musical atonal, fundada no emprego sistemático da série de doze sons da escala cromática (música serial) com exclusão de qualquer outra escala sonora.
O dodecafonismo utiliza, então, os doze graus da escala cromática, sem qualquer relação hierárquica entre eles, prescindindo das relações do sistema tonal. ... As doze notas da escala aparecem melodicamente na série, e numa determinada ordem, que se mantém inalterável ao longo de toda a obra.
O dodecafonismo (do grego dodeka: 'doze' e fonos: 'som') é um sistema de organização de alturas musicais criada na década de 1920 pelo compositor austríaco Arnold Schoenberg.
Dodecafônico é uma técnica de composição criada por Schoenberg em meados de 1930. Esta técnica utiliza-se dos doze sons e foge do sistema tonal tradicional, bem como da harmonia tradicional.
A primeira fase, conhecida como "atonalismo livre" ou "cromatismo livre", envolveu uma tentativa consciente de evitar a harmonia diatônica tradicional. Obras desse período incluem a ópera Wozzeck (1917-1922), de Alban Berg, e Pierrot Lunaire (1912), de Schoenberg.