KAVUNGU / NSUMBU Divindades (Mahamba) consideradas Deuses da terra entre os povos de origem Bantu! Tradução da palavra Kavungu = Mistérios. Ngana Kia Kavungu (Senhor dos Mistérios). Essas Divindades de culto Bantu, são comparadas erroneamente com os Orisá Obaluwayê/Omolu dos Nagô Yorubá.
Os filhos de Omolú são pessoas extRemamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim. Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais otimista dos seres. Acham que nada pode dar certo, que nada está bom.
Um grande erro praticado até mesmo por quem é de dentro do Candomblé no geral a anos é a forma gramatical dessas duas entidades, visto que OMOLU (Obaluaê, Xapanã) é um Orixá e OMULÚ é um Exu (Senhor Omulu).
Jardim Florido - Flores da Nana Folhagens diversas como tuia, murta e ruscus.
Iemanjá – Rosas brancas, Margaridas, Palmas brancas, Angélica. Iansã – Rosas champanhe, Gérbera coral, Crisântemos amarelos e todas as flores amarelas. Xangô – Cravos rajados, Monsenhor amarelo, Espirradeira.
Búfalo
As flores de Iemanjá são as rosas brancas, palmas brancas, angélicas, orquídeas e crisântemos brancos. podem ser todas as flores brancas, mas o mais comum são as palmas. colocadas em água de mina ou cachoeira.
FLOR DE LÓTUS
Principais folhas e ervas de Iansã
Esta mistura de ervas – pomba gira é composta por Calêndula, Cana do Brejo, Eucalipto, Hibiscus, Malva e Rosa Vermelha. Esta mistura permite ter duas utilizações diferentes, tanto pode ser usado como banho de ervas ou como defumador de ervas.
Modo de preparo:
-Os banhos de ervas são diversos, entretanto os mais conhecidos são: Boldo, Manjericão, Guiné, Alecrim, em geral são banhos de descarrego. ATENÇÃO: Evite o banho de sal grosso, pois esse RASPA nosso corpo, retirando todo tipo de energia, então não aconselhamos esse banho para o dia da gira.
Atraia sorte, proteção, amor, paz e sucesso na sua vida com esses rituais purificadores. Utilizados a anos como forma de purificação e prosperidade, os banhos para abrir caminhos têm como objetivo atrair sorte e afastar o mal daquele sonho que tanto almejamos.
Como preparar o banho de 7 ervas Quando ferver desligue a água e adicione um punhado de mão cheia das 7 ervas para banho. Macere as ervas (com cuidado para não se queimar) e deixe repousar por cerca de uma hora. Depois, coe a mistura, reserve a água e as ervas separadamente.
Passo a passo para o banho de descarrego e defesa: Jogue as ervas em água fervente e abafe por cerca de 5 minutos. Adicione sal grosso e canela em pau. Banhe o corpo com o chá após o banho normal, sempre com pensamentos positivos.