b) Eletrônica: essa fórmula indica os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos, e também os elementos e o número de átomos envolvidos. ... c) Estrutural plana: indica as ligações entre os elementos, cada par de elétrons entre os átomos é representado por um traço.
O Cálcio é um elemento pertencente à família 2 a da tabela periódica, o que indica que ele precisa doar dois elétrons para se estabilizar. Já o cloro é um elemento da família VII A, o que indica que ele precisa receber 1 elétron para se estabilizar. Dessa forma, sua fórmula molecular é a CaCl2.
São três as principais fórmulas químicas usadas para representar os compostos covalentes: fórmula molecular, fórmula eletrônica ou de Lewis e fórmula estrutural plana.
Fórmula molecular: CO2 Fórmula estrutural: O=C=O. Fórmula eletrônica: seria a representação onde aparecem todos os elétrons na camada de valência (elétrons da ultima camada) de cada átomo representando as ligações.
Estruturas de Lewis com ligações covalentes
A fórmula eletrônica de Lewis mostra os elétrons da camada de valência de cada átomo e coloca lado a lado os que estão sendo compartilhados. ... Gilbert N. Lewis propôs, então, uma forma de representar essas ligações que se estabeleciam nas moléculas, que ficou conhecida como Fórmula Eletrônica de Lewis.
Já a ligação metálica é estabelecida entre os átomos de um único elemento metálico. Esse tipo de ligação ocorre apenas entre os átomos de um único metal e exclusivamente porque um metal não pode estabelecer ligação química com outro elemento metálico diferente.
A Regra do Octeto ou Teoria do Octeto estabelece que os átomos devem possui oito elétrons em sua camada de valência de modo a adquirir estabilidade química. ... A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons. Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade.
A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais.
Química. As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.
Em uma ligação iônica, os átomos estão ligados pela atração de íons com cargas opostas, enquanto que em uma ligação covalente, os átomos estão ligados por compartilhamento de elétrons.
A ligação iônica é entre metal e ametal ou hidrogênio, a ligação covalente é entre ametal e ametal ou hidrogênio, já a ligação metálica é entre metal e metal. Outra diferença é que na ligação iônica os átomos se ligam por uma atração eletrostática e já ligação covalente é por uma força eletromagnética.
Ligações sigmas são ligações covalentes resultantes da interpenetração de orbitais atômicos incompletos, em um mesmo eixo, entre átomos iguais ou diferentes. ... Ligação dupla (=): uma ligação é sigma, e a outra é uma ligação pi; Ligação tripla (≡): uma ligação é sigma, e as outras duas são ligações pi; Não pare agora...
Ligação covalente ocorre quando átomos diferentes compartilham seus elétrons. ... Interação intermolecular é processo que estes átomos, do mesmo tipo, organizados em moléculas interagem com outras de diferentes tipos.
Ligação Química: as ligações químicas acontecem quando os átomos reagem entre si. Tais ligações são divididas em 2 tipos, Interação Intermolecular e a Interação Intramolecular. Interação Intermolecular: são as forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas. ... Interação Intermolecular: mantem moléculas unidas.
Ligação de Hidrogênio É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos. Um exemplo de ligação de hidrogênio ocorre na molécula de água (H2O) nos estados sólido e líquido.
Intermoleculares é a que acontece dentro de duas ou mais moléculas iguais ou diferentes.... Como exemplo de intramoleculares é as ligações químicas iônicas e moleculares metálicas... Como exemplo de intermoleculares é as ligações de hidrogênio e o dipolo-induzido... As mais forte são as ligações de hidrogênio...
Distinguidas pelos tipos de átomos constituintes e comportamento dos elétrons, existem três tipos principais de forças intramoleculares: as ligações iônicas, as covalentes e as metálicas.