O Classicismo foi um movimento cultural ocorrido no Renascimento (séculos XV e XVI). Como o próprio nome sugere, o Renascimento foi um período de renovação, momento de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
A principal característica do Classicismo está na imitação dos modelos clássicos greco-romanos. Assim, a busca pela perfeição, pelo equilíbrio, a pureza das formas e o rigor estético são as principais tendências desse movimento.
O Classicismo é a constituição artística durante o período do Renascimento. ... Também conhecido como Quinhentismo, ele surgiu após a transição humanista que marcou a mudança da Idade Média para o Renascimento.
O marco inicial do Classicismo português é em 1527, quando se dá o retorno do escritor Sá de Miranda de uma viagem feita à Itália, de onde trouxe as ideias de renovação literária e as novas formas de composição poética, como o soneto.
como o Classicismo está atrelado ao Renascimento, a principal influência, fonte de inspiração para ele foi a Antiguidade Clássica. As referências culturais e valores greco-romanos são redescobertos e passam a ser valorizados a pureza formal, o equilíbrio, o rigor.
O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade. ... O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro.
Resumindo, podemos interpretar o dogmatismo de 3 formas: