Nesse caso, temos dois valores que se repetem na mesma quantidade de vezes. Logo, a moda será 1 e 2 e é classificada como bimodal. Quando não há números repetidos em uma amostra, dizemos que não existe moda. Assim, classificamos o conjunto como amodal.
Como Calcular a Moda? Para calcular a moda de um conjunto de dados só é preciso observar os dados que aparecem com maior frequência no conjunto. A moda para esse conjunto é: Mo = 2. É o número que aparece o maior número de vezes.
Essa técnica consiste basicamente em ir amassando o tecido em várias partes, aleatoriamente, até formar uma bola e amarrá-la. O resultado é sempre único e o efeito se assemelha à padronagem presente no mármore.
Coloque uma camiseta de tie-dye acinzentada por cima de jeans angustiados e jogue uma jaqueta leve por cima para um estilo de rua sem esforço. Ou opte por uma camiseta com apenas duas cores tingidas (índigo e branco, por exemplo) para uma peça de moda que não sobrecarregará o resto do seu guarda-roupa.
COMO FAZER O TIE DYE Coloque a peça em uma superfície plana. Vamos usar uma camiseta branca como exemplo. Aperte o meio da camiseta com uma mão e torça até ela ficar com uma forma espiral apertada. Use quatro elásticos para segmentar a camiseta em oito seções (como uma pizza).
Corte as amarras e lave o tie dye normalmente, com água e sabão neutro, para retirar os excessos de tinta e evitar que a peça manche outras roupas. Deixe secando no varal e, quando finalizar, utilize o ferro de passar para finalizar o produto. Pronto!
Segure a ansiedade, não use secador, senão vira borrão – o que não é tão ruim porque tie-dye borrado também fica bonito. Dicas: -Se o borrifador não estiver funcionando bem ou se você não tiver um, dá pra preparar a tinta em um copo e ir derramando ela na camiseta, mas com cuidado pra não sujar tudo.
Lave a camiseta na máquina com sabão em pó. Não coloque outras peças de roupa junto com a camiseta tingida, já que isso pode manchá-las. Além disso, evite usar produtos com alvejante, pois eles podem estragar a camiseta. Somente após a segunda lavagem é seguro colocar a peça tingida com outras roupas na máquina.
Em primeiro lugar escolha uma peça de roupa branca e limpa. Pois, sujeiras podem deixar falhas estranhas na sua estampa. Portanto antes de começar lave a peça água e sabão neutro. Após fazer isso, você criará uma espécie de espiral tipo um caracol no final do processo.
Esse truque é um dos mais antigos e eficientes que existem: basta colocar a roupa dentro de um balde com água e sal de cozinha. Depois de deixar uns 15 minutos de molho, enxágue bem e lave normalmente esfregando o tecido e, então, estenda no varal. O mais indicado é usar o sal pelo menos nas três primeiras lavagens.