Conheça os primeiros socorros em caso de intoxicação por medicamentos. O primeiro passo é acionar o serviço de emergência imediatamente: o SAMU, pelo telefone 192. Enquanto aguarda o resgate, algumas medidas importantes devem ser tomadas.
Álcool e os sintomas da overdose vômito; temperatura corporal muito baixa; dificuldade de respirar; pele fria e pegajosa.
Em geral, o recomendável é só repetir a dose do antitérmico depois de 4 a 6 horas da ingestão anterior do remédio. Algumas drogas, como a dipirona, pedem intervalos maiores: você pode repetir a dose de oito em oito horas, salvo outra sugestão do médico.
Como podemos observar, tanto a dipirona quanto o paracetamol são fármacos seguros, desde que usados com a devida precaução e sempre com a indicação médica. Apesar de simples, os dois podem gerar efeitos indesejados quando utilizados de maneira inadequada.
Em muitos casos, a prescrição médica indica o uso dos dois medicamentos alternadamente a fim de aliviar a dor leve ou moderada e reduzir a febre. Nenhum destes fármacos atua negativamente na eficácia do outro, nem ocorre um aumento nos efeitos colaterais.
Os remédios de farmácia que geralmente são indicados para aliviar a dor de cabeça são: Analgésicos, como o paracetamol (Tylenol) ou a dipirona (Novalgina); Anti-inflamatórios, como o ibuprofeno (Advil, Ibupril) ou o ácido acetilsalicílico (Aspirina).