Felizmente, existe uma maneira de minimizar a intolerância à histamina e melhorar sua saúde geral. O primeiro passo é limitar o consumo de alimentos com alta concentração de histamina. Diminuir seu consumo diário de álcool, principalmente vinho e cerveja, que são fermentados, melhora sua resposta à histamina.
Vermelhidão nos olhos ou lacrimejamento O que fazer: pode-se aplicar compressas frias nos olhos por 2 ou 3 minutos para ajudar a reduzir os sintomas, usar colírio antialérgico, como o cetotifeno, ou tomar antialérgicos, como fexofenadina ou hidroxizina, conforme orientação médica.
Trata-se assim de um mediador da inflamação que é produzida pelo organismo em momentos de elevado stresse e/ou alergia. A principal função da histamina é destruir substâncias estranhas, sendo essencial na defesa contra vírus, bactérias, fungos ou parasitas.
Os indivíduos afetados possuem demasiada histamina, por exemplo devido à superprodução (devido a alergias, bactérias ou sangramento no trato gastrointestinal) ou absorção da histamina, histidina ou outras aminas biogénicas (sob a forma de alimentos ou de álcool)
Nos mastócitos e basófilos, a histamina é conservada em grânulos intracelulares, num complexo com uma proteína ácida e uma heparina. Liberação de Histamina: é liberada por mastócitos por exocitose durante asn reações inflamatórias ou alérgicas. A secreção é desencadeada por uma elevação do Ca++ citossólico.
A histamina é sintetizada e liberada por diferentes células humanas, especialmente basófilos, mastócitos, plaquetas, neurônios histaminérgicos, linfócitos e células enterocromafínicas, sendo estocada em vesículas ou grânulos liberados sob estimulação.
Os mastócitos são células secretoras multifuncionais do sistema imune que participam da regulação da resposta imunológica, pela liberação de mediadores químicos, frente a um estímulo apropriado8.
Mastócitos da mucosa estão presentes no intestino e nos pulmões. É a principal célula responsável pelo famoso choque anafilático local (no tecido conjuntivo). ... Estas células fornecem defesa contra helmintos e outros microrganismos, mas também são responsáveis pelos sintomas das doenças alérgicas.
Os basófilos são células pertencentes ao sistema imunológico e que encontram-se em menores quantidades no sangue, sendo considerado normal quando sua concentração está entre 0 e 2% ou 0 - 200 /mm3, ou de acordo com o valor do laboratório. Quantidade de basófilo superior a 200/ mm3 é indicado como basofilia.
Alimentos como couve, espinafre, repolho, alface, brócolis, melão, mamãe, laranja, ameixa, kiwi, banana e uva podem ajudar a aumentar a quantidade de plaquetas no sangue. Mas, é fundamental que você converse com o seu médico sobre essa baixa pois assim ele pode analisar a possibilidade de indicar algum medicamento.