Batata frita crocante “Para que fique sequinha e não murche, eu cozinho em água a batata Asterix (que retém menos água), cortada em palitos, até subir aquela espuma branca. Daí retiro e seco em papel toalha ou em um pano limpo”, ensina.
Modo de Preparo
As batatas congeladas devem ser fritas a temperatura de cerca de 180 °C durante 3 a 5 minutos. A quantidade de óleo ou gordura deve ser suficiente para cobrir as batatas, pois isso otimiza o tempo de fritura.
Espalhe as batatas em uma forma, sem sobrepor, e leve ao freezer por, no mínimo, 24 horas. Ao fim desse tempo transfira as batatas congeladas para um saco plástico e conserve no freezer por até 3 meses. Na hora de cozinhar as batatas, retire-as do freezer e, sem esperar descongelar, frite em óleo bem quente.
MODO DE PREPARO: Esquente o óleo, e faça o teste* do fósforo para verificar se está no ponto certo. (*o teste consiste em jogar um palito de fósforo no óleo, quando estiver na temperatura certa para fritar, o fósforo pegará fogo). As batatas devem estar congeladas, para garantir que fique crocante.
Modo de preparo Leve uma frigideira grande com bastante óleo ao fogo alto para aquecer. Quando o óleo estiver quente, frite as rodelinhas de batata sem deixar dourar demais, pois elas amargam. Com uma escumadeira, retire as batatas e transfira para a travessa forrada com papel-toalha. Tempere com sal e sirva a seguir.
Deixe-as na água fervendo por alguns instantes, até começarem a amolecer e em seguida coloque-as em água fria para cortar o cozimento. Depois disso, também pode congelar para usá-las depois. Na hora de fritar vai direto no óleo, sem precisar descongelar.
Mito. As batatas congeladas devem ir do freezer direto para o forno, quando este é o modo de preparo indicado, para evitar que percam a consistência.
As batatas congeladas possuem conservantes. A maioria das versões no mercado não possuem. “O processo de pré-fritura a 175º C com o posterior congelamento em baixíssimas temperaturas é o que conserva nossas batatas por 18 a 24 meses antes do consumo final.
E a resposta é que depende! Depende da forma com que você vai congelar a sua batata. Batata crua por exemplo, não congela bem, o resultado é uma textura farelenta e uma cor acinzentada. Como também não é possível congelar batatas branqueadas para descongelar no vapor ou na frigideira, a textura final não é apetitosa.
"O ideal é evitar lavar as batatas antes de guardar, para não tirar sua proteção natural contra bactérias. Coloque-as em papel pardo (de pão) ou no saco de plástico com furos. Não armazene as batatas na geladeira, vão ficar muito doces", diz.
Coloque as batatas em papel pardo (de pão), ou um saco de plástico com furos. Armazenar em local fresco, escuro e seco. Não armazene as batatas na geladeira, ou vão ficar muito doces. Evite armazenar as batatas com cebolas, pois quando estão juntas produzem gases que prejudica as duas.
Batatas cruas e descascadas podem ser guardadas por até três dias. Elas devem ser colocadas em água com uma colher (chá) de vinagre. Depois, é só tampar e guardar na geladeira.
A melhor maneira de conservar a batata crua que já foi descascada e cortada é colocando em uma vasilha e cobrir com água. Coloque a vasilha na geladeira e consuma dentro de 24 horas. Evite lavar as batatas antes de guardar com a casca na geladeira, para não tirar sua proteção natural contra bactérias.
As batatas são saudáveis e um ingrediente básico usado em muitas receitas. Descascar as batatas um dia antes cozinhá-las pode reduzir o tempo de preparo para mais tarde.
A solubilidade deste corante em água, faz com que as batatas com a polpa azul ou roxa tenham sempre que ser cozidas com pele, de outra forma perderiam parte da cor.
Resposta. Por que o sal se mistura com a água e assim se fixa melhor na batata pois quando elas já estão fritas o sal só fica na parte superior delas.
Depois de cortadas, para fazer uma salada de frutas, por exemplo, deixe os pedaços por alguns instantes em uma solução de água e Vinagre Minhoto (proporção igual para cada ingrediente) para evitar que a polpa escureça. Assim você mantém a cor original das frutas por muito mais tempo.
Com certeza, sua vovó também deve conhecer esse segredinho antigo. Para evitar que frutas como banana, maçã, pera, pêssego, nectarina e abacate escureçam com o passar do tempo, use um suco de fruta cítrica. Assim, você mantém os cubinhos de fruta todos com sua cor original e fresquinhos.
Água e suco de limão Basta pingar algumas gotinhas de limão sobre a parte cortada da maçã. “Simples assim, TudoGostoso!?” — Sim! O limão possui ácido cítrico, que funciona como um potente antioxidante natural. Ao entrar em contato com a maçã, o limão neutraliza a ação da oxidação, impedindo que a maçã escureça.
É POSSÍVEL RETARDAR O ESCURECIMENTO DE FRUTAS DESCASCADAS E CORTADAS? ... Tanto o limão quanto o comprimido de vitamina C retardam o escurecimento da fruta porque o ácido ascórbico, neles presente, se oxida preferencialmente à orto-hidroquinona.
A maioria dos estudantes, 95,4%, concordou que os materiais que não permitiram o escurecimento da maçã foram a vitamina C (ácido ascórbico) e o suco de limão. E 56,1% do total de alunos levantaram a hipótese de que esses materiais criam uma camada de proteção que impede ou retarda o escurecimento.
Ao cortarmos uma fruta, podemos observar que à medida que o tempo passa ela começa a escurecer. Isso acontece porque a polpa da fruta possui substâncias chamadas polifenóis, substâncias que são antioxidantes.
Que diferenças você observou entre as partes da maçã com o passar do tempo? ... O açúcar sobre a superfície não altera a rapidez do escurecimento da maçã. O não escurecimento da maçã no pedaço com pó do comprimido deve-se à presença do ácido ascórbico (vitamina C), que se oxida preferencialmente à hidroquinona.
A maça escurece devido a reação dos polifenóis em contato com o oxigênio do ar, o que evidencia uma transformação química. Os fenômenos são transformações da matéria com a alteração ou não alteração da composição íntima da matéria.