A sífilis é curável, mas não gera imunidade. Portanto, é possível se infectar mais de uma vez se insistir em não usar preservativo. Se o teste der positivo, o paciente precisa fazer outro, confirmatório, para ter o diagnóstico definitivo.
É possível ter a doença mais de uma vez? Sim. A sífilis é uma infecção curável, com tratamento relativamente simples, mas pegar uma vez não promove imunidade.
Só que é uma ferida que não dói nem coça – por isso, passa despercebida na maioria das vezes. Ela surge entre 10 e 90 dias após o contágio.
O período de incubação, ou seja, o tempo para a sífilis se manifestar após o contágio, dura, em média, 21 dias, podendo variar entre 3 e 90 dias."
Sífilis – A sífilis, mais conhecida como uma doença sexualmente transmissível, também pode ser transmitida pelo beijo. No segundo estágio da doença surgem pequenas feridas na boca.
Olá. Durante o tratamento da sífilis e até o estabelecimento dos critérios de cura, você não deverá ter relação. As relações sexuais podem facilitar a disseminação da sífilis, uma doença infecto-contagiosa e sexualmente transmissível grave.
Existem basicamente quatro grupos de doenças que podem ser transmitidas pela saliva e pelo beijo: as infecções sexualmente transmissíveis (herpes, sífilis, gonorreia, HPV); doenças respiratórias (gripe, resfriado, influenza); doenças que causam febre; doenças do trato digestivo”, explica o infectologista Renato ...
O beijo pode transmitir o HPV, principalmente se uma das pessoas tiver lesão ou verruga por HPV na cavidade oral. Mas essa transmissão é rara. O HPV pode ser transmitido através do sexo oral, principalmente se a pessoa que recebe o sexo oral tem lesões ou verrugas de HPV.
Como se prevenir da doença do beijo
Pesquisa analisou beijos de língua de 10 segundos e observou diferenças em comportamento de micro-organismos em língua e saliva. Um estudo realizado na Holanda sugere que um único beijo de dez segundos pode transferir até 80 milhões de bactérias.
Em 10 segundos de beijo, trocamos 80 milhões de bactérias. E isso é bom! Há muito sabemos que nunca estamos sós. Vivemos acompanhados de 100 trilhões de micro-organismos que habitam nosso corpo e são fundamentais para funções como a digestão de alimentos, a sintetização de nutrientes e a prevenção de doenças.
"Somente na pele, há um trilhão de bactérias. Uma gota de líquido vaginal possui 500 mil bactérias e a boca possui dois bilhões delas por gota de saliva", exemplifica.
As principais doenças que podem ser transmitidas pelo beijo são:
"A afirmação é falsa, já que se pode contrair DSTs via sexo oral", afirmou Mariano Roselló Gayá, médico do Instituto de Medicina Sexual de Madri. Gayá cita como exemplos o vírus do papiloma humano (HPV), herpes genital e gonorreia. "É preciso educar principalmente a população jovem sobre esse aspecto", afirma.
Melhora a circulação. A excitação que acontece durante um beijo provoca uma vasodilatação no corpo todo. A abertura dos vasos, juntamente com a aceleração da frequência cardíaca, contribui para o aumento da quantidade de sangue oferecida aos tecidos. Assim, melhora toda a circulação sanguínea.
A seguir, listamos cinco doenças que são transmitidas por contato:
A seguir estão indicados os sintomas e formas de tratamentos de todas as IST's, também chamadas de infecções sexualmente transmissíveis e doenças venéreas.
A transmissão pode se dar por meio de vetores; em outros casos, de pessoa para pessoa; ou por meio de alimentos, objetos ou instrumentais contaminados. O tratamento dependerá do agente causador e das regiões acometidas.