A primeira consulta costuma ser um momento de conhecimento. O especialista procura entender qual o motivo está levando a pessoa a procurá-lo, entende as queixas, qual é o problema, a forma de pensar e o comportamento, além de observar de qual forma poderá ajudar.
Na primeira consulta o profissional irá fazer algumas perguntas simples para iniciar a conversa: o seu nome, o que você faz, se é casado e tem filhos e, a principal delas: os motivos que levaram você a procurar por um psicólogo.
Durante as primeiras sessões, você e seu terapeuta estão se conhecendo! Então é o momento dele conhecer suas queixas, de entender melhor como você está se sentindo para que ele possa se preparar e planejar como vai ajudá-lo. Por isso, existem diferentes abordagens na psicologia e isso varia de psicólogo para psicólogo.
Confira, a seguir, alguns dos sintomas que indicam a necessidade imediata de fazer terapia.
O psicólogo ajuda a lidar com problemas do passado que possam interferir na vida da pessoa, auxilia a enfrentar os problemas cotidianos com mais firmeza e segurança, além de fazer com que o indivíduo adquira um maior conhecimento sobre si mesmo, podendo melhorar seu comportamento humano fisicamente, socialmente e ...
O acompanhamento psicológico é fundamental para ajudar o profissional compreender a si mesmo. Mas, antes de tudo, é uma forma de conhecimento mais profundo com o seu jeito de ser, de viver e de conviver. Questões que influenciam diretamente na rotina de trabalho.
A presença do psicólogo nos equipamentos e programas de atenção à saúde mental garante mais qualidade no atendimento ao usuário. Por conta de sua formação e conhecimento, a psicóloga ou o psicólogo podem ajudar o usuário a refazer a trilha de sua vida e recolocar-se no ambiente social e familiar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental consiste em um estado de bem-estar, quando a pessoa é capaz de usar as suas habilidades, recuperar-se do estresse, ser produtiva e colaborar com o meio em que vive.
8 atitudes simples para ter mais saúde mental e aliviar o...
Faça 30 minutos diários de atividade física Fazer, no mínimo, 30 minutos de exercício físico diariamente ajuda a manter a oxigenação do cérebro em dia. Além disso, favorece a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar, que contribui diretamente para a boa saúde mental.
Como cuidar bem da saúde emocional
9 coisas que você pode fazer para cuidar melhor da sua mente
8 dicas para manter o cérebro em forma
5 dicas para cuidar da saúde mental e emocional o ano todo
Cuidando da saúde mental. Por saúde mental entendemos o equilíbrio entre emoções e ações. Existe uma relação muito próxima entre o que sentimos e como agimos. Não é possível que alguém com problemas emocionais tenha sempre atitudes saudáveis, e vice-versa.
É por isso que os cuidados com a saúde mental são fundamentais para a qualidade de vida e para a prevenção de doenças. “Cuidar do físico-psíquico se torna necessário para uma existência saudável, ativa e potente. Tanto em relação às emoções, quanto ao nosso cognitivo.
Mente também exige cuidados especiais