A cistina é um aminoácido que será convertido em cisteína, usada na fabricação de várias estruturas e, inclusive da própria queratina. A cisteína tem seu principal papel na constituição de uma molécula vital, o glutation. A queratina é base de construção de tecidos queratinizados (pele, unhas, pêlos, e cabelos).
Evitar o consumo de alimentos ricos em purinas, como fígado, rins e moela; Diminuir o consumo de produtos industrializados e com muito açúcar, como refrigerantes, bolachas ou comida preparada; Aumentar o consumo de alimentos com vitamina C como laranja, abacaxi e acerola.
Medicamentos que aumentam o ácido úrico: vitamina C, cafeína, diuréticos, teofilina e fenotiazidas. Medicamentos que reduzem o ácido úrico: alopurinol, clofibratos, corticóides, estrogénios e anticoagulantes. Legumes: couve-flor, vagem, feijão, ervilha, amendoim, azeitona.
Refrigerante aumenta risco de artrite aguda, indica estudo Uma pesquisa realizada por cientistas americanos e canadenses sugere que os refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem ser os culpados pelo aumento no número de casos de gota - uma doença que causa fortes dores nas articulações e pode causar artrite aguda.
Segundo Rocha, para aproveitar os benefícios do vinagre de maçã o ideal é incluir uma a duas colheres na alimentação, seja na salada, junto com a água com limão pela manhã, em jejum, ou antes da refeição principal.
A diabete é uma doença que exige muito cuidado, e o vinagre de maçã pode ajudar nesta prevenção, pois é uma ótima fonte de ácido acético, responsável por inibir a ação de várias enzimas, como a sacarese e a lactase. Sem ele, a absorção de açúcar e amido é bem maior no corpo.
Quantidade recomendada de vinagre de maçã Os estudos com o vinagre de maçã foram feitos com um consumo que varia de duas a quatro colheres de sopa por dia, diluídas em água. Por isso, o indicado é ingerir até duas colheres de sopa de vinagre de maçã, cerca de 30 ml, diariamente.