Por mais que seja menos glamouroso do que a guitarra ou a voz, o baixo tem um papel importantíssimo numa banda. Sua função é conduzir a música, sempre impulsionando o entrosamento ideal com os demais instrumentos. Em qualquer estilo de música, o principal companheiro do baixo é o bateria.
Não seja muito duro consigo mesmo: paciência e compaixão devem se tornar suas melhores habilidades como baixista. Não pule as etapas: às vezes achamos que sabemos alguma coisa e na hora de executar não sai nada e isso pode ser muito incapacitante para o futuro. Não se preocupe, treine mais que a coisa vai evoluir.
Um baixo tem um registo mais grave, mais concretamente uma oitava abaixo de uma guitarra. Para obter esse som tem cordas mais grossas, que muito estrago fazem nos dedinhos dos iniciados. É um instrumento que se toca nota a nota, embora se possam fazer acordes mas não é esse o seu propósito.
não importando a quantidade de trastes!! um baixo pode ter 24 casas e outro 20...
O baixo, também conhecido como guitarra baixo ou mesmo viola baixo em Portugal, é um instrumento musical que apresenta características harmônicas e melódicas, responsável, dentre outras funções, por fazer a ligação entre instrumentos harmônicos e melódicos (guitarra, violão, teclado/piano, saxofone) com os instrumentos ...
Como já apontamos, os baixos (com 4 cordas) são afinados com as mesmas notas que as 4 últimas cordas de uma guitarra, porém, uma oitava mais grave. Fazendo com que o instrumento tenha uma sonoridade bem diferente da guitarra e dando “funções” musicais diferentes para cada instrumento.
O surgimento do contrabaixo originalmente remonta no século XV. ... Mas a partir do século XVIII, o já mencionado contrabaixista Domenico Dragonetti, grande virtuoso, popularizou o instrumento, primeiro em Veneza e depois em outros lugares da Europa.
O primeiro baixo elétrico foi lançado em 1936, só quatro anos após a primeira guitarra.
Significado de Contrabaixo O maior e mais grave dos instrumentos de corda, da família do violino; rabecão grande. É um instrumento importante nas orquestras sinfônicas, sendo usado também nos conjuntos de música popular, tais como os conjuntos de jazz.
Leo Fender
George Beauchamp
Procure por lojas ou até amigos para fazer o test drive de alguns baixos. Por vídeos é possível perceber o feeling do baixo mas o ideal mesmo é fazer um teste diretamente com o instrumento. Uma boa é procurar também sons do baixo gravados diretos na placa de som.
O baixo ou contrabaixo elétrico ativo tem um som bem estridente e distorcido, enquanto que o passivo tem um som mais puro e suave. Então, dependendo dos ritmos que você vai tocar, pode preferir um ou outro.
Olha, a principal diferença entre baixos e guitarras é que o baixo tem um som bem mais grave, tá? Por isso, ele costuma ser usado pra marcar bem o ritmo da música. Além disso, a guitarra é menor do que o baixo e tem cordas a mais também! Os modelos mais comuns de baixo vêm com 4 cordas e, as guitarras, com 6.
Um Contra baixo Passivo normalmente possui um timbre mais definido, um Jazz Bass, por exemplo, vai ser sempre vintage. Já os Baixos com circuito Ativo possuem mais opções de regulagens, logo eles podem ser mais agudos ou mais graves por causa do circuito de equalização (EQ). No final, nenhum é melhor que o outro.
Lista das 6 melhores marcas de contrabaixo para iniciantes
Quais são as melhores marcas de contrabaixo?
Amplificador para contrabaixo: Estudo
Lista dos baixos mais caros
Isso acontece porque, ao contrário da guitarra, o baixo possui picos (ataque das notas) muito maior. E isso, somado ao esforço que o aparelho já está fazendo ao tentar reproduzir os sons graves do baixo, é a receita ideal para queimar seu amplificador de guitarra.
Como comprar o seu primeiro amplificador
Cabeçote é um equipamento de amplificação, quase um amplificador, mas sem a caixa, apenas a parte dos controles. Os amplificadores normais possuem os controles e a caixa por onde sai o som.