A Psicologia Comportamental é uma área da psicologia que acredita na unidade entre a mente e o corpo do ser humano e nega a existência do estado de consciência e subconsciência. Dessa forma, acredita-se que os comportamentos em todos os animais, incluindo os seres humanos, são aprendidos.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...
O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.
Comportamento é a Interação entre um organismo e seu ambiente imediato. Todo comportamento tem um estimulo. Estímulo é qualquer evento físico ou combinação de eventos relacionados com a ocorrência de uma resposta comportamental. E resposta é a unidade de comportamento que é apresentado (afetado) após o estímulo.
O estímulo discriminativo é a ocasião em que uma determinada resposta, e não outra, é contingentemente seguida de um evento reforçador.
O Comportamento Respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo. ... É marcado por respostas desencadeadas por eventos que imediatamente as precedem (o estímulo eliciador) e relacionado com o Sistema nervoso periférico (ou autônomo).
Como disse anteriormente, o comportamento respondente é involuntário e pode ser inato - para eventos filogeneticamente relevantes, como a comida, situação ameaçadora, sexo - ou pode ser aprendido quando um estímulo "neutro" é apresentado em comunhão com um estímulo específico e suficientemente aliciador de ...
No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante.
Contracondicionamento - consiste em condicionar uma resposta contrária àquela produzida pelo estímulo condicionado. ... O termo operante diz respeito ao comportamento que ocorre em determinado contexto, chamado estímulo discriminativo, e que gera um estímulo que afeta a probabilidade dele ocorrer novamente.
A dessensibilização sistemática, baseada na extinção, no contracondicionamento e na habituação visa eliminar os comportamentos de medo e evitação com emissão de respostas assertivas (Turner, 2002). Nela, o cliente é levado à exposição gradativa ao objeto fóbico, precedida pelo relaxamento (Vera & Vila, 2002).
Refere-se à apresentação do estímulo condicionado na ausência da apresentação subseqüente do estímulo incondicionado.
Condicionamento de Ordem Superior (também conhecido como Condicionamento de Segunda Ordem) é um termo de condicionamento clássico de Pavlov que se refere a uma situação em que um estímulo que era previamente neutro (por exemplo, uma luz) é emparelhado com um estímulo condicionado (por exemplo, um som que foi ...
Condicionamento de ordem superior condicionamento respondente que se estabelece a partir do pareamento de um estímulo condicionado com estímulo neutro.
No condicionamento clássico, o processo de aprendizagem ocorre mediante a associação de um estímulo inicial (por exemplo o cheiro de uma comida) que provoca no organismo uma resposta incondicionada regular e mensurável (por exemplo a salivação), com um evento neutro (por exemplo um som qualquer) que não provocava a ...
Estímulo: qualquer estímulo que possa influenciar um organismo, podendo ser de cunho interno ou externo (fome, sede, dor) ou externo (luz, temperatura, som). Resposta: comportamento emitido pelo organismo, considerando todo comportamento como fruto de um processo que ocorre no organismo.
Os estudos da Análise do Comportamento mostram que três fatores relevantes influenciam a resistência à extinção: (1) Número de reforços anteriores, ou seja, quanto mais o comportamento foi reforçado no passado, mais resistente ele será à extinção; (2) Custo da resposta, isto é, quanto mais difícil e cansativo é se ...
Primeiro, lembre-se que o condicionamento clássico envolve um estímulo neutro que, naturalmente, e automaticamente dispara uma reação, enquanto o condicionamento operante requer o uso de reforço ou punição.
O condicionamento operante foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner, o qual estabelece que todo comportamento é influenciado por seus resultados, havendo um estímulo reforçador, podendo ser positivo, quando fortalece o tipo de comportamento (recompensa); ou negativo, quando tende a ...