As estratégias por diferenciação focam no desenvolvimento de características originais, com o intuito de que se tornem vantagens competitivas que possam ser percebidas e tomadas como preferenciais por seus consumidores. Diferenciar um produto é dar a ele um valor que o faça ser considerado único no mercado.
Sendo assim, um produto diferenciado é aquele que não só é bonito, durável, resistente e com boas características acessórias, mas também aquele que foi adquirido com tranquilidade, confiança e que gerou satisfação em seu uso.
O Oligopólio Puro existe quando o produto oferecido é homogêneo, como é o caso do alumínio ou do cimento, por exemplo. O Oligopólio Diferenciado é característico de produtos que se podem diferenciar, inclusive na qualidade, como é o caso da indústria automobilística, por exemplo.
Padronização é a uniformização de produtos, serviços e atividades. ... A padronização geralmente engloba os padrões técnicos (especificações) do produto, bem como os procedimentos operacionais para produzi-lo. Além disso, levam-se em conta as atividades relacionadas ao controle da qualidade, meio ambiente e segurança.
Padronização de Processos é o ato de organizar e formalizar os processos, desenvolvendo um padrão a ser seguido por todos os colaboradores. Por sua vez, um padrão é um modelo, um método, um jeito de fazer alguma coisa.
PADRONIZAÇÃO é a titulação realizada para determinar a concentração do titulante que será utilizado para uma análise. Após a padronização a solução preparada com o padrão secundário é denominada SOLUÇÂO PADRÃO.
Já o “trabalho padronizado” lean define exatamente “como” o trabalho deve ser feito, com base na melhor forma de realizar o processo que temos hoje, visando maximizar a agregação de valor.
Basicamente podemos entender que, os princípios enxutos possuem cinco pilares básicos: Valor, Fluxo de valor, Fluxo, Puxar e Perfeição. Em um sistema de produção enxuto esses cinco princípios são trabalhados simultaneamente com o objetivo de maximizar os resultados e minimizar as perdas.
A Manutenção Enxuta tem como objetivo eliminar ou reduzir ao máximo essas fontes de improdutividade. O infográfico ilustra apenas os desperdícios de tempo, mas por detrás de cada desperdício desse, existem vários outros em cadeia.
Conceito da manufatura aditiva Um modelo de manufatura aditiva é a impressão 3D, que imprime objetos através da sobreposição progressiva de um material. Assim, é possível criar objetos tendo como base um modelo digital.
O que é Manufatura Ele consiste em transformar matéria-prima ou partes em bens acabados, utilizando trabalho humano, ferramentas, maquinários, processamento físico-químico. A manufatura em larga escala permite a produção em massa de bens, usando linhas de produção e tecnologias avançadas.
A Manufatura Digital é uma iniciativa alinhada aos objetivos estratégicos de fortalecer a colaboração nas empresas. Ela integra o projeto do produto ao planejamento dos processos de manufatura e de suporte ao produto. Produtos, processos e recursos são modelados a partir de dados reais, em uma fábrica virtual.
Modelagem por Fusão e Depósito – FDM Os filamentos são aquecidos, enquanto um cabeçote se movimenta por dois eixos diferentes e injeta o material em uma bandeja. Em seguida, ocorre a fusão do plástico até formar o molde solicitado.
Na prática, a impressão 3D é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva em que um modelo tridimensional de um objeto é criado por sucessivas camadas de material sobrepostas, ordenadas de acordo com a programação de um software de impressão.
Estética. Geralmente, as próteses tradicionais podem apresentar colorações diferentes dos demais dentes do paciente. Na impressão em 3D é possível controlar a cor do material em que a peça será impressa. Dessa maneira, o resultado é mais estético e a prótese 3D fica imperceptível aos demais dentes.
Entenda como funcionam os diferentes tipos de impressoras 3D
Desvantagens
A impressão 3D permite a produção de peças complexas, muitas das quais não podem ser produzidas por outros métodos de fabricação. A característica aditiva da tecnologia, ou seja, a fabricação de objetos físicos a partir de um modelo digital, permite a criação de geometrias mais complexas e detalhadas.
Quando algumas camadas estão faltando por inteiro ou em parte, pode significar que a impressora 3D esteja precisando de mais plástico de filamento 3d, como outros casos que já foram citados acima. Um entupimento ou até a quebra do filamento são alguns dos fatores que podem causar esse tipo de problema.
Utilizando uma média de R$ 100 por quilograma, temos um custo aproximado de R$ 0,10 por grama. Se considerarmos que os objetos impressos são muito leves (se o seu interior for oco), temos um custo relativamente baixo por impressão.
Com a impressora 3D é possível oferecer uma solução mais eficiente em peças que precisam de reposição de algum equipamento eletrônico. ... O engenheiro mecânico cria com facilidade as peças em softwares 3D, que já utiliza e muitas vezes cria soluções e engenhocas mecânicas que nunca foram pensadas antes.