Os olhares fazem parte da comunicação não verbal e nos ensinam muitas coisas sobre os outros. Os movimentos dos olhos têm sido estudados pela Programação Neurolinguística (PNL) que chamou essa linguagem dos olhos de “chaves de acesso ocular”.
Se uma pessoa te olha fixamente, é porque ela NÃO está interessada: entenda estudo. O contato visual constante e o famoso “olhos nos olhos” sempre foram considerados sinais clássicos de uma pessoa que demonstra interesse afetivo.
Olhar para cima, à direita significa que a pessoa está imaginando uma cena ou relatando algo que exige imaginação, ou seja, pode ser um fato inverídico. Olhar para baixo, à esquerda pode acontecer quando alguém está contando algo verdadeiro e que pode estar relacionado a medo, vergonha ou tristeza.
O piscar de olhos
Fixe o olhar no ponto entre os olhos dela ou um pouco acima dos olhos; Faça um gesto. Para o contato não ficar tão desconfortável, como mencionado, ao invés de desviar o olhar, você pode também fazer um gesto ou acenar com a cabeça, para parecer mais natural.