Definição. Oligúria é definida como o volume da urina excretada menor que as necessidades para a eliminação de catabólitos. Convencionalmente é classificada como oligúria uma diurese inferior a 400 ml/dia em adultos, e como anúria uma diurese inferior a 100 ml/dia.
Entre as causas mais frequentes de oligúria está a desidratação, que pode ser causada por vômitos, diarreia e febre. É importante lembrar que todas essas situações predominam em lactentes e crianças pequenas, o que necessita avaliação e tratamento imediatos.
excreção de potássio urinário (mEq/kg) = KU /Peso; diurese (ml/kg/dia) = (volume urinário de 24 horas / Peso).
Para fazer a contagem do balanço hídrico, devemos no final de 24 horas, somar o total de ganhos e de perdas e subtrair um do outro.
Sempre manuseie a sonda cuidadosamente, evitando puxar ou empurrar o cateter, pois esses movimentos podem machucar a bexiga ou a uretra do paciente. O saco coletor da sonda precisa ser esvaziado sempre que atingir metade de sua capacidade. Jamais espere que a bolsa fique cheia de urina.
O calibre da sonda deve ser individualizado para cada situação. De maneira geral, o uso de sonda de Foley 14-16 Fr para mulheres e 16-18 Fr para homens é adequado. Idealmente, a bolsa coletora deve ser conectada à sonda vesical de demora antes do início do procedimento.